Desenvolvimento e Planejamento Territorial​

Conceito Capes:

4

Duração:

24 meses

Modalidade:

Mestrado

Sobre o Programa

Ao longo dos anos, a PUC Goiás se transformou num centro de investigação técnica, científica e cultural, e num complexo de serviços à comunidade, conquistando o reconhecimento como entidade de fins filantrópicos pelo Conselho Nacional de Serviço Social (certificado emitido em 20/03/74, recredenciada em 1995 – certificado emitido em 20/09/95), bem como o reconhecimento da Mantenedora (SGC) como entidade de Utilidade Pública (Decreto de 27/05/92 do Governo Federal).

Nessa perspectiva buscamos junto a CAPES em 2006 aprovar uma proposta de Mestrado que tem como foco central o desenvolvimento e o planejamento do território, porque o Centro-Oeste reveste-se de importância e se constitui num espaço privilegiado de estudos e pesquisas.

Neste sentido, adotamos neste Mestrado uma linha acadêmica que privilegia a reflexão sobre o desenvolvimento e o planejamento territorial, em especial da Região Centro-Oeste, como objeto central de estudo, por se tratar de um território que apresenta uma multiplicidade cultural, econômica, política e social de grande relevância para o país.

Este Mestrado é resultado de um processo de construção interna que envolveu professores doutores com habilidade em Economia, História, Geografia, Sociologia, Arquitetura e Urbanismo. Também contou com a participação de docentes da área de Direito, voltados para a questão urbana, assim como das Engenharias, que investigam processos diversos que comprometem o ambiente tanto nas cidades como no campo.

No quadriênio (2017-2020), o Programa recebeu nota 4 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.

Áreas de Concentração

O programa está inserido na área de concentração “Planejamento Urbano e Regional/Demografia” e  a partir dela propõe trabalhar questões atuais do Desenvolvimento e Planejamento Territorial, numa perspectiva interdisciplinar. Isto porque, tanto o desenvolvimento quanto o planejamento são por natureza inter e multidisciplinar, exigindo, portanto, que sejam investigados por múltiplos olhares.

Nossa expectativa é que a produção científica resultante no âmbito do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial possibilite definir estratégias que subsidiem a elaboração de políticas de integração em âmbito local/regional, sem perder de vista que essa integração não se realiza fora das políticas nacionais e de seus condicionantes internacionais.

Outro aspecto relevante da proposta é ter a Região Centro-Oeste como espaço privilegiado de investigação. Esta Região é composta pelos biomas Cerrado, o Pantanal e a Amazônia, o que exige processos interativos e integrado de estudos e de pesquisas. Considere-se que esses três biomas se complementam e constituem um ambiente contínuo que exige sua preservação, sobretudo para assegurar a sobrevivência de sua fauna e de sua flora. A Região Centro-Oeste, desde os anos 1970, vem passando por mudanças em que o processo produtivo contemporâneo tem influência decisiva, repercutindo fortemente sobre esse espaço, tanto rural quanto urbano. O urbano, representado pelas cidades, atrai e concentra a população humana. O espaço rural territorialmente extenso, vem se esvaziando sob o ponto de vista demográfico e ambiental.

Nesse sentido, os estudos e pesquisas aprofundam essas questões a partir de três linhas de pesquisas:

Integridade Acadêmica

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PUC Goiás têm como objetivo:

  • Contribuir para o avanço do conhecimento (estudos e pesquisas) relativo ao desenvolvimento sustentável e planejamento do território (urbano, rural e regional), na Região Centro-Oeste.
  • Possibilitar aos alunos, fundamentos teóricos para apropriar-se de novos conhecimentos (sobretudo em desenvolvimento sustentável e planejamento regional), de modo a poderem contribuir para a solução de problemas locais, regionais e nacionais, através da análise, elaboração e operacionalização de políticas públicas, voltadas para o planejamento urbano e regional.
  • Contribuir para atualização/formação de professores, capacitando-os para o desempenho qualificado do ensino de graduação e da pós-graduação em desenvolvimento regional e planejamento.
  • Formar pesquisadores com massa crítica capaz de desenvolver trabalhos científicos que contribuam pra o desenvolvimento local, regional e nacional.
  • Formar gestores para atuar com eficácia nos seus órgãos de planejamento e gestão, elaborando, implementando e avaliando políticas, planos e projetos.
  • Promover a integração Universidade/Sociedade incentivando a realização da pesquisa aplicada em desenvolvimento e planejamento.

Estrutura Curricular

A integralização do Programa envolve cursar no mínimo seis disciplinas (sendo quatro obrigatórias e duas optativas), que equivalem a 16 créditos, realizar atividades complementares, equivalentes a 60 horas ou 4 créditos, elaborar e defender a dissertação. O curso está estruturado nos seguintes módulos:

  • Módulo I – Disciplinas obrigatórias:
  • Produção do conhecimento 30h;
  • Desenvolvimento Regional 60h;
  • Planejamento e Gestão Territorial 30h;
  • Planejamento estratégico, empreendedorismo e inovação 30h;
  • Seminários de Pesquisa 30h;
  • Módulo II – Disciplinas optativas:
  • Estado e Políticas Públicas 30h;
  • Instrumentos urbanísticos e ambientais 30h;
  • Estatística 30h;
  • Seminários avançados: Seminários Avançados: cidades 30h;
  • Seminários Avançados: Agricultura, Agroindustrialização e Sustentabilidade 30h;
  • Módulo III – Atividades programadas 60h;
  • Módulo IV – Orientação/Dissertação:
  • Orientação I 15h;
  • Orientação II 15h;
  • Orientação III 15h,
  • Orientação IV 15h;
  • Elaboração dissertação 540h.

Além das disciplinas que ocorrem nas instalações do Programa, os mestrandos devem realizar atividades de participação em seminários, eventos científicos, cursos em áreas correlatas. Acrescenta-se ainda o atendimento às atividades programadas à sua formação acadêmica disciplinar que envolve submissão e publicação de pelo menos artigo científico em periódico Qualis da área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia, conforme resolução mdpt 01/2013, A dissertação é acompanhada por um orientador do quadro de docentes do Programa ao longo dos quatro semestres letivos do curso.

A duração regular do Programa é de 24 meses. Em casos excepcionais, pode haver prorrogação de 6 meses e o prazo total do curso dilatar-se até 30 meses.

Matriz curricular

Linhas de pesquisa 

Linha de Pesquisa 1 – Economia e Desenvolvimento Territorial
Nesta linha de pesquisa pretende-se discutir criticamente o ordenamento do território e as estratégias de gestão adotadas pelos sucessivos governos em âmbito local, regional e nacional, visando o desenvolvimento nacional, sobretudo o da Região Centro-Oeste. Assim, há uma abordagem da questão territorial do ponto de vista econômico, político, social, ambiental e metodológico (teórico) com a redefinição do que vem a ser o problema regional.
Do ponto de vista da economia e desenvolvimento territorial o MDPT pretende trabalhar em cinco eixos:

  • mudanças da agricultura, agroindustrialização brasileira sob o aspecto territorial e seus impactos no desenvolvimento da região Centro-Oeste;
  • políticas para a agricultura familiar;
  • diferenças socioeconômicas das microrregiões do Centro-Oeste;
  • impacto regional dos arranjos produtivos locais; e
  • papel das políticas e investimentos públicos para a promoção do crescimento e desenvolvimento regional.

Linha de Pesquisa 2 – Planejamento Urbano/Ambiental
As propostas de planejamento, intervenções, não podem ser concebidas como aplicações técnicas incidindo sobre informações cientificamente colhidas ou sobre um ideal-técnico do espaço urbano e do espaço rural. Devem ser construídas sobre a realidade do País, em geral, e de cada região em particular, com uma orientação voltada à compreensão e ao enfrentamento de desigualdades e desequilíbrios territoriais sob a ótica dos processos de inclusão/exclusão. Neste sentido, a articulação entre gestão, planejamento do território e políticas públicas é uma proposta que pretende reunir o aperfeiçoamento democrático e o esforço na distribuição de renda, como parte do desenvolvimento sustentável nos municípios.

O planejamento urbano, historicamente, constituiu-se como instrumento fundamental de desenvolvimento territorial. Em que pese à legislação vigente, se aplicada ou não, as ações institucionais nos municípios/estados/regiões articulam-se em torno de instrumentos urbanísticos previstos no marco regulatório vigente. Tais instrumentos, que perpassam temas desde o planejamento ambiental, passando pela regularização fundiária, até a mobilidade urbana, são elementos constitutivos das políticas urbanas.

Linha de Pesquisa 3 – Planejamento Estratégico, Empreendedorismo e Inovação

Esta linha de pesquisa objetiva formar profissionais e pesquisadores com competências para empreender, inovar, desenvolver e produzir tecnologias voltadas ao desenvolvimento e planejamento territorial. Envolve-se estrategicamente com tópicos contemporâneos, por meio de pesquisa e parceria com o setor público e privado.
Os tópicos de pesquisa de interesse concentram-se em áreas emergentes, como, por exemplo, a análise de dados, os veículos autônomos, a segurança cibernética, a logística, a mobilidade, o planejamento energético e a utilização de novas tecnologias. Nesse sentido, a linha de pesquisa envolve-se com os seguintes temas:
a) Apresentação dos conceitos de Planejamento Estratégico, incluindo o histórico estratégico no transcurso do tempo e suas diferentes correntes teóricas. Unidades Estratégicas de Negócios, Cadeia de valor. Aplicação de planejamento estratégico no setor público tendo em vista a qualidade de vida para a população, a cidadania e os direitos sociais.
b) Estratégias de Parcerias Públicas Privadas em projetos com propósitos de desenvolvimento regional e territorial. Estratégias públicas que promovam o bem estar da sociedade e da economia. Ações e políticas das organizações e do poder público que contribuam para a segurança econômica, social e ambiental.
c) Estratégias públicas que promovam o bem estar da sociedade e da economia. Estratégia de regulação, de classificação social e econômica que afetam ou promovam o desenvolvimento, fomento e incentivos setoriais e políticas públicas do governo para promover o desenvolvimento. Estratégias aplicadas a setores específicos de governo: Educação, Saúde, Energia, Infraestrutura.
Quanto ao Empreendedorismo, o economista austríaco Joseph A. Schumpeter, no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, publicado em 1942, vincula o empreendedor ao desenvolvimento econômico, associando ao princípio do desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados.
Empreendedorismo é o processo de implementação de novos negócios ou mudanças em empresas que já existem, podendo aperfeiçoar seus processos ou produtos, melhorando a utilização dos recursos naturais e harmonizando a atividade às necessidades econômicas, sociais e ambientais.
Pode-se afirmar que o empreendedorismo é uma característica. É verdade que algumas pessoas possuem esta disposição naturalmente. No entanto, é preciso ter em mente que é possível desenvolver estas habilidades. O Empreendedorismo trata de criatividade, solução de problemas e visão estratégica.
O centro-oeste brasileiro, embora tendo sua origem alicerçada em processos de exploração mineral, agropecuária, torna-se espaço promissor para a presença de empresas e empreendedores que buscam promover o desenvolvimento econômico no território, inclusive em setores como a agricultura, que emprega conceitos empresariais e tecnologia avançada de produção.
A inovação em produtos, serviços ou processos deve ser algo constante nas empresas ou no governo. Tem potencial de atender expectativa dos consumidores e cidadãos na prestação dos serviços à sociedade
Noções de inovação podem ser associadas ao Open Innovation, cultura de inovação para a geração de vantagens competitivas; Global Management Innovation, inovação incremental e de ruptura para sustentar a estratégia; bases da tríplice hélice para fomento à inovação; parques tecnológicos no Brasil e os modelos internacionais para criação de patentes.
Assim sendo, o Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial se apresenta como um elo na formação de mestres com perfil empreendedor, inovador e capacidade de organização do planejamento estratégico bem como serve de elemento articulador na promoção de estudos voltados para esta linha de pesquisa.

Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisas em Planejamento Regional

O grupo de pesquisa PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL foi criado em 2018 com o objetivo de promover pesquisas na área de desenvolvimento e planejamento, contribuindo para a ocupação do território de forma harmônica, conciliando crescimento econômico, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. O grupo interage com instituições como UFG, Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG) e Sustainability Transitions Research Network, Observatório do Desenvolvimento Regional e Observatório das Metrópoles.

Líder do grupo: Prof. Dr. Antônio Pasqualetto

https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/703 

 

Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Produtivo e Inovativo Regional 

O grupo de pesquisa DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO E INOVATIVO REGIONAL (DEPIR) foi criado em 2019 e se dedica ao estudo e pesquisa das diferentes trajetórias de desenvolvimento territorial com foco na relação entre inovação e desenvolvimento inclusivo e sustentável, a partir da ótica dos países e regiões periféricas. O DEPIR mantém parcerias com a REDESIST (Rede de Pesquisas em Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais;  com o LALICS (Latin American Network for the study of Learning Systems, Innovation and Skills Construction). Além disso integram o DEPIR pesquisadores vinculados ao DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) e ao IMB (Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos).

Líder do grupo: Prof. Dr. Sérgio Duarte de Castro

https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/1003

 

Grupo de Pesquisas em Inovação Tecnológica em Operações e Logística (IOL). 

O grupo foi formado, em 2014, da parceria da Faculdade de Engenharia de Produção (Campus de Aparecida) da Universidade Federal de Goiás com a Universidade do Porto (Departamento de Engenharia e Gestão Industrial / INESC TEC). O objetivo do IOL é realizar pesquisas de natureza aplicada em inovações tecnológicas aplicadas às operações industriais e de serviços. Os tópicos de pesquisa de interesse concentram-se em áreas emergentes da nova economia, como, por exemplo, a análise de dados, os veículos autônomos, a logística, a mobilidade e a criação de novas tecnologias destinadas ao melhoramento dos espaços urbano e regional.

Líder do grupo: Prof. Dr. Ricardo Luiz Machado

https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/121 

 

Grupo de Estudos de Direitos Humanos em Relações Internacionais – GEDHRI

Criado com o propósito de evidenciar a importância dos Direitos Humanos para os estudos de Relações Internacionais por meio de um olhar pós-colonial, com vistas a incorporar nas análises sociológicas e das Relações Internacionais os marcadores sociais de gênero, raça e sexualidade. O grupo também participa de ações que conferem visibilidade aos marcadores sociais da diferença a partir de projetos de extensão na área do empoderamento feminino e dos estudos de gênero e sexualidade.

Líder do grupo: Profa. Aline Tereza Borghi Leite

https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/1122

 

Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico (PPDE)

O PPDE tem o objetivo de congregar pesquisadores que trabalham sob diferentes dimensões e perspectivas teóricas as questões relacionadas ao estudo e análise dos processos de crescimento econômico local, regional e nacional, com ênfase em causas estruturais que limitam a consecução de taxas significativas de desenvolvimento sustentáveis no longo prazo.

Sub-líder do Grupo: Prof. Dr. Jeferson de Castro Vieira

https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/944

 

Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado e Políticas Públicas

O objetivo principal do grupo é avaliar o sistema de combate à corrupção e suas repercussões no Brasil.  Analisar os conceitos de ética e moral no campo da Filosofia, e suas aplicabilidades no mundo corporativo. Descrever a evolução das legislações anticorrupção nos Estados Unidos, com foco na FCPA, e na Europa, baseada nas propostas da OCDE, e compará-las com a Lei 12.846/13, que entrou em vigor recentemente no Brasil.

Lider do Grupo: Profa. Dra. Eliane Romeiro Costa

https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/323

 

Grupo de Estudo e Pesquisa em Relações Internacionais (GEPERI)

O GEPERI tem o objetivo de analisar temas relacionados as Relações Internacionais com enfoque nas áreas de Segurança, Política Externa e Desenvolvimento. O grupo de pesquisa foi criado num contexto internacional em que as formas de elaboração e execução de política externa estão se modificando, seja com as tecnologias da informação a disposição das lideranças internacionais, seja por conta do perfil de instabilidade dos governantes que foram eleitos após 2016.

Líder do grupo: Prof. Dr. Pedro Araújo Pietrafesa

https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/907  

Projetos de Pesquisa

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

Linha De Pesquisa: Planejamento Estratégico, Empreendedorismo e  Inovação

Título: A ética nas organizações, o sistema de combate à corrupção e a operação lava jato

Responsável: Prof. Dr. Ycarim Melgaço Barbosa

 

Título: Análise de sustentabilidade de modelos de plataformas logísticas multimodais.

Responsável: Prof. Dr. Ricardo Luiz Machado

 

Título: Repositório sistematizado de conhecimentos em gestão tecnológica

Responsável: Prof. Dr. Leonardo Guerra De Rezende Guedes

 

 

Linha De Pesquisa: Economia e Desenvolvimento Territorial

Título: Política e desenvolvimento no âmbito subnacional

Responsável:  Prof. Dr. Pedro Araújo Pietrafesa

 

Título: Reflexos econômicos da ferrovia norte-sul no desenvolvimento econômico de goiás, tocantins e maranhão.

Responsável: Prof. Dr. Jeferson De Castro Vieira

 

Título: Transformações na rede urbana e na sócio-economia do centro-oeste.

Responsável: Prof. Dr. Sergio Duarte De Castro

 

Linha De Pesquisa: Planejamento Urbano/Ambiental

Título: Planejamento ambiental: políticas públicas e os atores sociais na regulação do meio ambiente

Responsável: Prof. Dr. Antônio Pasqualetto

 

Título: Produção habitacional contemporânea: impactos na reconfiguração urbana e socioespacial

Responsável: Profa. Dra. Lucia Maria Moraes

 

Corpo Docente

Docentes Orientadores(as)

Linha de Pesquisa: Economia e Desenvolvimento Regional

 

DRA. ALINE TEREZA BORGHI LEITE (Colaboradora)

Doutora em Sociologia – Universidade Federal de São Carlos ( Brasil) 

Email Institucional: [email protected]

Email alternativo:  [email protected]

Lattes:  lattes.cnpq.br/4419147008535997 

Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-5702-747X

Vídeo de Apresentação

 

 

DR. JEFERSON DE CASTRO VIEIRA

Doutor em Estudos Comparados Sobre As Américas – Universidade de Brasília, DF (Brasil)

Email Institucional: [email protected]

Email Alternativo : [email protected]

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0972106177221533

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4633-7357

Vídeo de Apresentação

 

 

DR. PEDRO ARAÚJO PIETRAFESA (Coordenador do Programa)

Doutor em Estudos Comparados sobre as Américas – Universidade de Brasília (Brasil)  M/D

Email Institucional: [email protected]

Email Alternativo: [email protected]

Lattes: lattes.cnpq.br/4048337427692081  

Orcid: http://lattes.cnpq.br/4048337427692081

Vídeo de Apresentação

 

 

DR. SÉRGIO DUARTE DE CASTRO

Doutor em Ciência Econômica – Universidade Estadual de Campinas (Brasil)  M/D

Pós-Doutorado pela Università Degli Studi de Roma Tre

Email Institucional: [email protected]

Email Alaternativo: [email protected]

Lattes: lattes.cnpq.br/4171116066387278

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1453-2142

 

 

Linha de pesquisa: planejamento urbano/ambiental

 

DR. ANTÔNIO PASQUALETTO – (Vice-Coordenador do Programa)

Doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal) Universidade Federal de Viçosa (Brasil)

Pós-doutorado em Environmental Engineering na Università di Pisa – Itália

Email Institucional: [email protected]

Email Alternativo : [email protected]

Lattes: lattes.cnpq.br/4691515540448143 

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-8639-6725

Vídeo de Apresentação

 

 

DRA. LUCIA MARIA MORAES

Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas – Universidade de São Paulo (Brasil) M/D

Email Institucional: [email protected]

Email alternativo: [email protected]

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2460294440897616

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9459-3948

Vídeo de Apresentação

 

DRA. LUCIANE MARTINS DE ARAÚJO

Doutora em Ciências Ambientais – Universidade Federal de Goiás (Brasil) M/D

Email Institucional: [email protected]

Email alternativo: 

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7050443999941260

Orcid: 

Víde de Apresentação

 

 

DRA. SANDRA CATHARINNE PANTALEÃO RESENDE

Doutora em Arquitetura e Urbanismo – Universidade de Brasília, DF (Brasil)

Email Institucional: [email protected]  

Email Alternativo: [email protected]

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4417292483635112

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5145-9255

Vídeo de Apresentação

 

Linha de Pesquisa: Planejamento Estratégico, Empreendedorismo e Inovação

 

DR. LEONARDO GUERRA DE REZENDE GUEDES

Doutor em Engenharia Elétrica – Universidade Estadual de Campinas – SP (Brasil)

Pós-Doutorado na Ryukoku University, Japão

Email Institucional: [email protected]

Email Alternativo: [email protected]

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9989795822168281

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7854-1558

 

 

DR. RICARDO LUIZ MACHADO

Doutor em Engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Catarina, SC (Brasil)

Email Institucional: [email protected]

Email Alternativo: [email protected]  

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4103684476705320

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1457-1181

 

 

DR. YCARIM MELGAÇO BARBOSA

Doutor em Geografia – Universidade de São Paulo (Brasil)  M/D

Email Institucional: [email protected]

Email Alternativo: [email protected]

Lattes: lattes.cnpq.br/9791745313665253

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8038-1581

Vídeo de Apresentação 

Turmas

NORMATIZACAO PARA ELABORACAO DAS DISSERTACOES MDPT  Atual –  Resolução n 01/2021

GUIA COMPLETO PARA UM BOM PREENCHIMENTO DO LATTES

 

RECOMENDAÇÃO DE TRADUTOR PORTUGUÊS/INGLÊS    

Ciaran Francis Leonard – Fone: (62) 99152-2069   

(Valores Diferenciados para Alunos/Professores do MDPT)

HOMEPAGE: https://ciaranfleonard7.wixsite.com/cfltranslations

 

 TURMAS

 
 

Turma 2021 – Ingressantes

Turma 2020 – Ingressantes

Turma 2019 – Concluintes

Turma 2018 – Concluintes

Turma 2017 – Concluintes

Turma 2016 – Concluintes

Turma 2015 – Concluintes

Turma 2014 – Concluintes

Turma 2013 – Concluintes

Turma 2012 – Concluintes

FICHA ORIENTAÇÃO SEMESTRAL

Relatório semestral das atividades de orientação a ser entregue obrigatoriamente no final de cada semestre do curso.

Acompanhamento de atividades de orientação

CALENDÁRIOS

Novo – Calendário de aulas/20222 – turmas 20221 e 20222

Calendário de aulas/2022/1 – turma 2022

Calendário de aulas 2021/2 – turma 2021

Calendários de aulas 2021/1 – turma 2021

 Calendário de aulas 2020/2 turmas 20191 e 20201

Calendário de aulas 2020/1 – turma 2020

Calendário de atividades 2020

APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS

Requerimento para aproveitamento de créditos acadêmicos 

ESTÁGIO DOCÊNCIA

O aluno assina termo de estágio docência e deve desenvolver um plano de trabalho e ao final do estágio docência, apresentar relatório de atividades em consonância com normas.

Portaria_181_de-18122012

Portaria_capes_n76_de_14_de_abril_de_2010

Ato Normativo do Estágio Docência

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO DOCÊNCIA

Declaração de Estágio de Docência

ATIVIDADES PROGRAMADAS/COMPLEMENTARES

Resolução 01 2019

Relação dos Periódicos Qualis A 

  • Esta atividade deve ser registrada no Histórico Escolar do(a) discente a partir do 18º mês do curso e é pré-requisito para a Qualificação.

Deverá, cada mestrando(a):

Protocolar, na secretaria do curso, junto com o requerimento, pelo menos uma cópia de termo de aceite e cópia de artigo(s) publicado(s) em revista(s) Qualis A1, A2, A3 ou A4

– Apresentar seu(s) artigo(s) publicado(s), não podendo o mesmo artigo, em caso de mais de um autor, ser utilizado para compensação das atividades complementares dos demais autores.

– O artigo deve ter o orientador(a) como co-autor(a) na publicação para ser validado nas atividades complementares.

Requerimento de registro de atividades programadas/complementares

Manual Introdutório para Autores

QUALIFICAÇÃO

Resolução 01 2019

  • Somente solicitado APÓS o registro das atividades complementares/programadas no Histórico Escolar.
  • O pedido da qualificação obrigatoriamente deve ser feito com no mínimo  30 dias de antecedência.

Junto com a Solicitação de Agendamento de Qualificação o(a) discente deverá depositar três cópias impressas da dissertação, encadernadas em espiral. Alternativamente e em substituição das cópias físicas da dissertação, o(a) mestrando(a) poderá consultar os avaliadores sobre permissão para o envio eletrônico da dissertação. Nesse caso, deverá enviar email aos avaliadores com o arquivo anexo do trabalho  e, obrigatoriamente, com cópia para o  e-mail do curso:  [email protected]   – A secretaria carimbará as vias físicas e as devolverá ao(à) discente para entrega aos avaliadores.

Requerimento de  Agendamento de Qualificação 

DEFESA

Resolução 01 2019

  • Somente solicitada após o cumprimento de todos os outros requisitos.
  • O pedido da defesa obrigatoriamente deve ser feito com no mínimo  30 dias de antecedência.

Junto com requerimento de Agendamento de Defesa o(a) discente deverá depositar na secretaria do curso:

  • Uma cópia impressa da dissertação para cada examinador, inclusive o suplente. As cópias deverão estar encadernadas em espiral.

OBS.: Caso a dissertação seja encaminhada à banca em formato digital, a secretaria deverá receber cópia do email enviado com o arquivo da dissertação anexo no ato da solicitação de agendamento da banca

  • Arquivo com o segundo artigo publicado ou a ser publicado;

e-mail do curso:  [email protected]

Requerimento de Agendamento de Defesa 

PÓS-DEFESA

Documentos obrigatórios para solicitação do Diploma de Mestre(a) em Desenvolvimento e Planejamento Territorial:

1. Requerimento solicitando à coordenação do MDPT expedição do Diploma;

2. Declaração do orientador/a assegurando a qualidade acadêmica da versão final do trabalho (Declaração de depósito definitivo da dissertação);

3. Fotocópia do registro geral (carteira de identidade) – não será aceita carteira de habilitação ou profissional de classe;

4. Fotocópia da certidão de casamento ou certidão de nascimento;

5. Comprovante de quitação da justiça eleitoral;

6. Declaração de quitação com a Biblioteca Central/PUC Goiás (termo de nada consta);

7. Ficha catalográfica da versão final; Feita pela biblioteca da PUC Goiás e solicitada no endereço eletrônico http://sites.pucgoias.edu.br/home/sibi/ficha-catalografica/  Obs.: deve estar inserida na dissertação antes da folha de aprovação da banca examinadora.

8. Currículo Lattes atualizado. No mínimo deve conter: menção de que é mestre(a) no texto de apresentação, descrição completa do curso em “formação acadêmica/titulação” descrição do artigo publicado ou que está no prelo em “produção bibliográfica” e todas as atividades acadêmicas  realizadas em função do curso.

8. Uma  via do Termo de Autorização para Publicação Eletrônica na Biblioteca Digital da PUC Goiás;

9. Duas cópias CD-ROM regravável (modelo capa abaixo) contendo em cada um deles os seguintes arquivos:

a) Arquivo da dissertação integral em *.doc, *.pdf,  obs. escanear e inserir na dissertação, no local correto, a folha de aprovação com assinaturas da banca examinadora;

b) Arquivo da apresentação na defesa da dissertação *.ppt (powerpoint);

c) Arquivo do resumo e abstract com palavras-chave e key words em *.doc; *.pdf;

d) Arquivo(s) em *.doc do(s) artigo(s) publicados e a ser(em) submetido(s) a periódicos preferencialmente em Qualis B1, A2, A1 da área de planejamento urbano e regional/demografia;

10. Ata de Defesa (disponibilizada pela secretaria);

12. Histórico Escolar (disponibilizado pela secretaria);

capa do CD       Etiqueta_do_CD

Observação: enviar uma cópia *.pdf da dissertação final para cada um dos avaliadores da banca examinadora – imprimir e entregar na secretaria, junto com os documentos o email de envio

PRORROGAÇÃO

1. Requerimento de prorrogação de prazo regular para conclusão do curso

Requisitos:

– Solicitada no vencimento do 24 mês do início do curso (início de fevereiro);

– Ter registrado as horas das atividades complementares/programadas;

– Ter sido aprovado(a) no Exame de Qualificação;

– Ter sido aprovado ou aproveitado a língua estrangeira;

– Quitação das parcelas vencidas;

– Apresentar justificativa, plano de trabalho e cronograma de atividades de conclusão do curso, além do parecer e assinatura do(a) orientador(a)

TRANCAMENTO

Requisitos

– Ter matrícula regular no período;

– Não haver pendências financeiras;

– Realizado somente a partir 2º (segundo) semestre do curso;

– Pedido válido uma única vez com prazo de 6 meses;

– Solicitado no início do semestre;

– Apresentar justificativa e assinatura do orientador conforme  Termo de Trancamento

Ato próprio normativo 04-2007 – Trancamento do curso

 Observações importantes

– Trancamento de matrícula, somente durante o período que estiver cursando disciplinas, exceto primeiro semestre.

 
 DESLIGAMENTO
 

Requisitos

– Assinatura de ciência do orientador

Observações importantes

– Três conceitos “C” em disciplinas conduzem ao desligamento do programa de pós-graduação

COLAÇÃO DE GRAU

Após finalizada todas as obrigações do regulamento acadêmico do programa de Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial, o pretendente a colar grau em solenidade oficial e com utilização de vestimenta BECA deve:

– Confirmar presença após recebimento de email com convite para cerimônia de entrega de diplomas;

– comparecer na data e local agendados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC Goiás;

obs.: via de regra faz-se no mínimo uma solenidade por semestre, geralmente nos meses de junho e dezembro. Entretanto, conforme a demanda, é possível haver duas solenidades por semestre, a critério da Reitoria, geralmente nos meses de abril e junho – primeiro semestre e setembro e dezembro – segundo semestre.

Documentação

Legislação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás 

Legislação Federal

Resoluções Internas do Programa de Pós-Graduação em
Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Formulários de Solicitação
Procedimentos e Formulários para Solicitação de Diplomas

DOCUMENTOS DA ÁREA DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL/DEMOGRAFIA


Publicações

DISSERTAÇÕES 


DISSERTAÇÕES DO MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO TERRITORIAL

_______________________________________________________________________________________

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO QUADRIÊNIO 2017-2020

ARTIGOS EM PERIÓDICOS
LIVROS E CAPÍTULOS
LIVRO: GOIÂNIA CÓRREGO BOTAFOGO – LANÇAMENTO: 10/12/2021

PREMIAÇÕES


PREMIO CAPES DE TESES
 
PREMIO ANPUR
Prêmios em diversas modalidades, incluindo livros, artigos, dissertações, teses.
 
PREMIO CELSO FURTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
 
XIX PRÊMIO BRASIL DE ECONOMIA

LINKS ÚTEIS


CAPACIDADES – http://www.capacidades.gov.br/

IBGE – http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

ANPUR – http://www.anpur.org.br/site/

CAPES – http://www.capes.gov.br/

CNPq – http://www.cnpq.br/

FAPEG – http://www.fapeg.go.gov.br/sitefapeg/

IPPUR – http://www.ippur.ufrj.br/

CEDEPLAR – http://web.cedeplar.ufmg.br/cedeplar/site/

BNDES – BIBLIOTECA DIGITAL – https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/680

INGLÊS – http://www.ets.org/c/17722/index.html


PERIÓDICOS


PLÁGIO. https://turnitin.adobeconnect.com/_a984506363/p6f683r00iz/?launcher=false&fcsContent=true&pbMode=normal

ESCOLHA PERIÓDICO – http://www.edanzediting.com/journal_selector 

PERIÓDICOS PUC Goiás – http://seer.pucgoias.edu.br/

PERIÓDICOS UFG – http://revistas.ufg.br/

PERIÓDICOS UEG – http://www.revista.ueg.br/

PERIÓDICOS IFG – http://revistas.ifg.edu.br/

Boletin Coalición Internacional para el Habitat – www.hic-al.org

ISSN 1678-4758 – História ciências saúde – Manguinhos – http://coc.fiocruz.br/index.php/informacao-e-comunicacao/revista-hcsm

ISSN 1678-8621 – Ambiente Construído http://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/about/submissions#onlineSubmissions

ISSN 1676-8329 – Mercator (UFC) – http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/about/aboutThisPublishingSystem

ISSN 1982-6745 –Redes (Santa Cruz do Sul) –http://online.unisc.br/seer/index.php/redes/about/aboutThisPublishingSystem

ISSN 1678-9873 – Revista de sociologia e politica –http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/rsp/about/submissions#authorGuidelines

ISSN 1982-4513 – Sociedade e natureza (ufu) – http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/about

ISSN  1982-4513 – Sociedade e natureza ufu – http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/about/submissions#authorGuidelines

ISSN 1676-0603 – Biota neotropical – http://www.biotaneotropica.org.br/v8n3/pt/instruction

ISSN 1676-5648 – RAE Eletrônica – http://rae.fgv.br

ISSN 1808-0936 – Revista brasileira de cartografia – http://www.lsie.unb.br/rbc/index.php/rbc

ISSN 1806-8405 revista brasileira de pós-graduação – http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg

ISSN 1516-1684 – Revista de desenvolvimento econômico –http://www.revistas.unifacs.br/index.php/rde/about

ISSN -1677 4280 – Revista eletrônica Qualit@s – http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/

ISSN 2237-9029 – Revista DRd – http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd

ISSN 1679-415X – GEPEC – http://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/about/editorialPolicies

Revista RDE – http://revistas.unifacs.br/index.php/rde

Revista Outros Tempos – http://www.outrostempos.uema.br/OJS/index.php/outros_tempos_uema/index

Revista Brasileira de Gestão Urbana – http://www2.pucpr.br/reol/index.php/urbe

Cadernos IPPUR – http://www.ippur.ufrj.br

ISSN 0102-3098 – ABEP –   Revista Brasileira de Estudos da População –  http://www.abep.org.br

Revista Brasileira de Estatística – http://www.rbes.ibge.gov.br/

Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. PEDRO ARAÚJO PIETRAFESA

E-mail: [email protected] OU [email protected]

Vice-Coordenador: Prof. Dr. ANTONIO PASQUALETTO

E-mail: [email protected] OU [email protected]

E-mail oficial do Programa: mdpt@pucgoias.edu.br

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Escola de Direito, Negócios e Comunicação da PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Av. Fued José Sebba, 1184 – Jardim Goiás
Campus V PUC Goiás, 
CEP 74805-100 – Goiânia – Goiás

Contatos:
Secretaria – (062) 3946-3086
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h.

Funcionário da Secretaria:

José Renato dos Santos

REDES SOCIAIS

Programação Acadêmica

Em breve!

Laborátorios

Em breve!

Banco de Teses e Dissertações

Em breve!

Produção do Programa

Em breve!

Fale com a gente!

Tem alguma dúvida sobre como ingressar na PUC ou como construir sua carreira em uma Universidade? Queremos te ajudar!

Envie-nos uma mensagem