Serviço Social

Bacharelado

Serviço Social

Bacharelado

Primeiro curso na área da região Centro-Oeste na área, a graduação em Serviço Social da PUC Goiás reúne tradição e inovação na mesma grade curricular. Articulado ao Conselho Regional da profissão, o curso está antenado à realidade sócio histórica brasileira e forma profissionais que estarão prontos para atuar de forma crítica na sociedade e fomentar o bem-estar social.

A grade curricular do curso prepara os acadêmicos para uma leitura crítica e criativa da realidade social. E, a partir da sua formação, os assistentes sociais atuam na melhoria das condições sociais da população a partir de uma intervenção nas políticas públicas existentes ou da criação de novas políticas, gestão e orientação de programas e projetos sociais na iniciativa privada ou pública e também nos movimentos sociais.

Infraestrutura

Ligado à Escola de Ciências Sociais e da Saúde, o curso oferece a ampla estrutura da universidade, desde os espaços de integração, como o Programa de Orientação Acadêmica até os auditórios, onde são realizadas diversas programações da graduação. Um dos destaques é a Biblioteca Geral com sala de informática de acesso livre aos discentes e acesso ao Portal de Periódicos da Capes. No espaço do curso, além das salas de aula, são oferecidas salas de orientação e reunião de grupos.

Carreiras

Com mercado de trabalho diversificado, o profissional de Serviço Social pode atuar em órgão públicos, em escolas, ONGs, hospitais, na justiça, em abrigos e consultorias. Uma das grandes áreas que demandam a presença destes profissionais é a saúde, onde a política de assistência social é essencial para a humanização do atendimento. Para atuar no mercado, é necessário estar registrado no Conselho Regional de Serviço Social (Cress).

Extensão

Os estudantes de Serviço Social são incentivados a atuar nos projetos de Extensão da universidade para aprofundar seus conhecimentos e também para ter contato com a realidade social das comunidades atendidas pela instituição. O curso participa diretamente do Programa de Direitos Humanos (PDH) e da Escola de Formação da Juventude e da Escola de Circo do Instituto Dom Fernando.

Pesquisa

A graduação busca oferecer na formação profissional a dimensão investigativa, a ampliação das linhas de pesquisa e a produção de conhecimento, com publicação na área, em parceria com outros programas, pesquisas e estudos de diferentes áreas de conhecimento e instituições.

Os projetos, individuais ou em grupo, são orientados por professores e podem ser inseridos na Iniciação Científica e também como Trabalho de Conclusão de Curso. Os estudantes são incentivados na participação de grupos de estudos e pesquisa certificados pelo CNPq, núcleo de pesquisa, estágio docência, seminários de aprofundamento e debates que possibilitam despertar e desenvolver a atitude científica e investigativa entre os estudantes da graduação.

Os projetos específicos do Serviço Social, tanto dos mestres quanto dos doutores, são cadastrados no Núcleo de Pesquisa Estado Sociedade e Cidadania (NUPESC) que articula e integra a pesquisa e a produção acadêmica da graduação e pós-graduação.

Monitoria

O Programa de Monitoria do Curso de Serviço Social atende a Politica e Regulamento de Monitoria nos Cursos de Graduação da PUC Goiás. Conforme dispõe o referido regulamento a monitoria insere-se no projeto de formação, como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem do estudante. O processo seletivo se dá por meio de edital específico para as modalidades de monitoria com bolsa e sem direito a bolsa de estudos.

O Serviço Social prevê a publicação de editais semestralmente de acordo com a previsão de vagas disponibilizadas por disciplina, podendo o estudante permanecer como monitor por até quatro semestres. O Professor nas duas modalidades de monitoria tem suas atribuições previstas no Regulamento e no Edital.

Estágio

Obrigatório – visa a atender às exigências do conteúdo programático do curso, desenvolvido em campos de estágio selecionados e supervisionados, de acordo com a legislação vigente, com as normas gerais da PUC Goiás e em consonância com as organizações e critérios estabelecidos pelo curso. O Estágio Curricular obrigatório no SER organiza-se, buscando a ampliação do espaço pedagógico na formação acadêmico-profissional dos estudantes: a inserção do estudante na vida econômica, política e sócio cultural a práxis no processo ensino aprendizagem. Constituem-se em campos de Estágio Curricular, dentre outros espaços de diversas instituições públicas e privadas, movimentos sociais, organizações governamentais e não governamentais, institutos, programas e projetos de extensão da PUC Goiás.

Não obrigatório – desenvolvido como atividade opcional, acrescida carga horária regular e obrigatória. O Estágio curricular não obrigatório é uma atividade acadêmica de caráter opcional e de natureza complementar à formação acadêmico-profissional do aluno e deve seguir as normas emanadas da legislação específica, da Política de Estágio e dos documentos normativos da Universidade. Somente os alunos regularmente matriculados no curso de Serviço Social poderão efetivar esse estágio.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma monografia realizada com orientação de professores qualificados. Trata-se de uma exigência curricular para a obtenção do grau de bacharel em Serviço Social e deve ser entendida como um momento de síntese e expressão da totalidade da formação profissional. É o trabalho no qual o aluno sistematiza o conhecimento resultante de indagações preferencialmente geradas a partir da experiência de estágio. Esse processo realiza-se dentro dos padrões e exigências metodológicas e acadêmico-científicas. Portanto, a monografia é elaborada sob orientação de um professor e avaliada por banca examinadora.

A monografia possibilita ao estudante de Serviço Social a construção de síntese do processo de aprendizagem na dimensão do ensino, da pesquisa e da extensão, mediante a revisão dos fundamentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos da formação profissional. É uma produção acadêmico-científica de caráter didático-pedagógica apresentada ao final do curso e elaborada individualmente. Ela deve abordar um tema específico relacionado à realidade social, vinculado preferencialmente às experiências de estágio e, ao objeto de estudo definido em estreita consonância com o campo profissional, e deve ser dado tratamento em profundidade e alcance, com coerência teórica, lógica de raciocínio, clareza na elaboração da redação e rigor científico, segundo as normas de organização do trabalho científico.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Noturno

Portaria MEC

Nº 209 de 25/06/2020

Localização

Escola de Ciências Médicas e da Vida, Câmpus I, Área 4, Av, Universitária 1.440, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.444,50*

*Valor referente aos 22 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2018
MEC 2018

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Serviço Social na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Serviço Social.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Ma. Marly Machado Bento

Coordenadora do curso de Serviço Social