Nutrição

Bacharelado

Nutrição

Bacharelado

A preocupação com a saúde tem um denominador comum: o que colocamos no prato, sendo assim, o curso de Nutrição está entre os mais procurados na área da saúde. Pesquisas indicam, cada vez mais, a importância da nutrição para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população.

A formação oferecida pela PUC Goiás capacita profissionais para o trabalho de prevenção, promoção, manutenção, investigação e reabilitação da saúde a partir da alimentação saudável, com uma visão holística, humanista e crítica, pautada em princípios éticos e focada no atendimento de indivíduos ou de grupos populacionais, considerando suas histórias de vida, realidade econômica, política, social e cultural.

Infraestrutura

Integrado à Escola de Ciências Sociais e da Saúde, o curso está situado no Câmpus I e é ministrado em amplas salas na Área 4.

O curso oferece aulas de extensão, nas quais os alunos trabalham diretamente com a comunidade já a partir do 1º período, além de aulas práticas em laboratórios básicos e especializados, que garantem a integralidade da formação ligada a teoria, a saber: Laboratórios de Anatomofisiologia; Laboratórios de Bioquímica; Laboratórios de Microbiologia; Laboratório de Tecnologia de Alimentos, Laboratório de Nutrição e Dietética; Laboratório de Avaliação e Educação Nutricional, Laboratório Infonutri.

Os estudantes também têm acesso à Biblioteca Central, para consulta ao acervo de publicações, aos espaços integradores, como o Programa de Orientação Acadêmica e aos Laboratórios de Informática.

Carreiras

O profissional nutricionista trabalha com atenção nutricional à grupos e indivíduos enfermos ou saudáveis em toda as fases da vida, além de grupos específicos como trabalhadores, usuários do SUS, atletas, entre outros. Entre as suas ferramentas, além do próprio alimento, estão as estratégias de promoção, prevenção, manutenção, recuperação e reabilitação da saúde, sendo este amplamente requisitado. De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Nutrição nº 600/2018, este profissional pode atuar em 6 grandes áreas, que incluem vários segmentos em cada:

  1. Área de Nutrição em Alimentação Coletiva;
  2. Área de Nutrição Clínica;
  3. Área de Nutrição em Esportes e Exercício Físico;
  4. Área de Nutrição em Saúde Coletiva;
  5. Área de Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos;
  6. Área de Nutrição no Ensino, na Pesquisa e na Extensão.

Para exercer a profissão de nutricionista é obrigatório possuir o diploma de bacharel em Nutrição em instituição reconhecida pelo MEC e ter o registro profissional do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da região de atuação ativo.

Pesquisa

A pesquisa no curso de Nutrição é compreendida como eixo fundamental do processo de ensino-aprendizagem. As pesquisas são realizadas pelos docentes da PUC Goiás e também em parcerias com outras instituições. O objetivo é aprimorar as práticas de coletas de dados e utilização de equipamentos e instrumentos técnicos da área, além de favorecer a reflexão crítica.
Os estudantes podem participar da Iniciação Científica (IC), nos projetos dos professores de toda a universidade, têm a oportunidade de realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor e ainda podem participar de uma das linhas de pesquisa do curso.

Extensão

A partir de projetos de Extensão, o curso permite que os estudantes aprendam além da grade curricular e possam ter contato com a comunidade. Organizados na Nutrição, três projetos atuam dentro da área de conhecimento do curso. São eles Bem Nutrir, que capacita estudantes e população sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Feira de Alimentação e Nutrição, com informações educativas e degustação de receitas no ambiente universitário, e Compostagem e Horta Orgânica.

Monitoria

A Monitoria é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, inserido no projeto de formação do aluno, sobretudo pela grande contribuição que o monitor oferece ao projeto de formação dos demais. No Programa de Monitoria, o aluno da graduação tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante em um processo acadêmico e também educativo. Para ser monitor, o acadêmico deverá ter cursado a disciplina para a qual pretende pleitear a vaga e ser aprovado em processo seletivo de monitoria, realizado no início de cada semestre letivo.

Estágio

Os Estágios Supervisionados constituem disciplinas curriculares obrigatórias a partir do quinto período do curso, portanto, o aluno precisa estar matriculado para ingressar como estagiário em uma instituição/campo de estágio conveniada com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, tais como: Unidades Produtoras de Refeições em indústrias e empresas; Hospitais da rede pública e a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia; Unidades de Atenção Básica de Saúde do Município; Clínica Escola da PUC Goiás; Escolas da rede municipal e estadual e Centros Municipais de Educação Infantil.

O estágio curricular não obrigatório é uma atividade opcional, de natureza prático-pedagógica, subordinada às exigências curriculares do curso de Nutrição da PUC Goiás, que contribui com a formação acadêmico-profissional.

A realização dessa modalidade de estágio é permitida aos alunos que se encontram cursando disciplinas a partir do 5º período, mediante a apresentação de um projeto de estágio assinado pelo próprio aluno, pelos supervisores profissional e acadêmico e pelo coordenador de estágio. O aluno que solicita o estágio não-obrigatório deve: estar matriculado nas disciplinas referentes ao 5º semestre do curso ou de períodos posteriores; ter sido aprovado nas disciplinas que o habilitam para o desempenho das atividades descritas no contrato do estágio; apresentar os seguintes documentos: a) projeto de estágio elaborado em conjunto com a unidade concedente, apresentando a justificativa, os objetivos, a metodologia do estágio (descrevendo as atividades a serem desenvolvidas) e o cronograma das atividades que serão desenvolvidas. O projeto deverá ser assinado pelo próprio aluno, pelos supervisores profissional e acadêmico e pelo coordenador de estágio; b) cópia do histórico acadêmico do semestre em questão, comprovando as disciplinas cursadas até o semestre anterior e semestre vigente.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um momento privilegiado da proposta curricular, visto que ao propiciar a reflexão teórico-prática, na produção a ser realizada nessa disciplina, o aluno evidencia suas competências e habilidades constituídas ao longo do curso. A síntese dos conhecimentos a ser realizada em processo teórico-metodológico, integrando as dimensões ensino e pesquisa, de natureza científico-investigativa, contribui sobremaneira para a compreensão das questões postas à área de Alimentação e Nutrição.

O TCC tem carga horária de 120 horas, distribuídas em dois momentos, TCC I com 60 horas, no 7º período do curso, para a elaboração de revisão bibliográfica e do projeto de pesquisa, conforme as linhas de pesquisa do curso, e o TCC II com 60 horas, no 8º período do curso, para a realização da pesquisa, a análise dos dados, a redação final e a apresentação do trabalho.

Os orientadores do TCC são docentes da Universidade, devidamente credenciados, envolvidos no processo de formação, cuja formação em nível de pós-graduação guarda relação de proximidade com a linha de investigação escolhida pelo aluno.

Constitui-se, portanto, um processo para estimular a iniciação científica pelo aluno na graduação, envolvendo o professor em atividades de ensino e pesquisa, oferecendo-lhes a oportunidade de divulgação da produção acadêmica, por meio da publicação em livros ou revistas da área de Nutrição.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 110 de 04/02/2021

Localização

Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Câmpus I, Área 4, Av, Universitária 1.440, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 2.248,88*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2019

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Nutrição na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Nutrição.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Ma. Thaisa Borges Rocha

Coordenadora do curso de Nutrição