Nutrição

Bacharelado

Nutrição

Bacharelado

A preocupação com a qualidade de vida pode começar de várias formas, mas, em todos os casos, terá um denominador comum: o que colocamos no prato. Os alimentos são uma preocupação para quem quer ter saúde, energia e longevidade. Por isso, o curso de Nutrição está entre os mais procurados na área da saúde. A cada dia pesquisas, inovações e novos alimentos mudam o cardápio e a realidade da alimentação no mundo.

A formação oferecida pela PUC Goiás capacita profissionais para o trabalho de investigação, prevenção, avaliação, habilitação e reabilitação a partir da alimentação, sempre com uma visão holística, humanista e crítica. O nutricionista formado pode planejar e administrar programas de alimentação, criar novos cardápios e melhorar a qualidade dos alimentos industriais

Infraestrutura

Integrado à Escola de Ciências Sociais e da Saúde, o curso está situado no Câmpus I e é ministrado em amplas salas na Área 4. Os estudantes têm acesso à Biblioteca Central, para consulta ao acervo de publicações, aos espaços integradores, como o Programa de Orientação Acadêmica e aos laboratórios de informática.
O curso também oferece aulas práticas em laboratórios básicos e especializados, que garantem a integralidade da formação. Você conta com Laboratório de Anatomia; Laboratório de Fisiologia; Laboratório de Química; Laboratório de Bioquímica; Laboratório de Bromatologia; Laboratório de Microbiologia; Laboratório de Tecnologia de Alimentos; Laboratório de Nutrição e Dietética; Laboratório de Infonutri; Laboratório de Nutrição Experimental.

Carreiras

O profissional da Nutrição é amplamente requisitado. Ele poderá trabalhar na Saúde Pública, na Nutrição Clínica, na Nutrição de Esportes, na indústria de alimento e em hospitais, clínicas, academias, restaurantes e outros.

Para exercer a profissão de nutricionista é obrigatório possuir o diploma de bacharel em Nutrição em instituição reconhecida pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

Pesquisa

A pesquisa no curso de Nutrição é compreendida como eixo fundamental do processo de ensino-aprendizagem. As pesquisas são realizadas pelos docentes da PUC Goiás e também em parcerias com outras instituições. O objetivo é aprimorar as práticas de coletas de dados e utilização de equipamentos e instrumentos técnicos da área, além de favorecer a reflexão crítica.
Os estudantes podem participar da Iniciação Científica (IC), nos projetos dos professores de toda a universidade, têm a oportunidade de realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor e ainda podem participar de uma das linhas de pesquisa do curso.

Extensão

A partir de projetos de Extensão, o curso permite que os estudantes aprendam além da grade curricular e possam ter contato com a comunidade. Organizados na Nutrição, três projetos atuam dentro da área de conhecimento do curso. São eles Bem Nutrir, que capacita estudantes e população sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Feira de Alimentação e Nutrição, com informações educativas e degustação de receitas no ambiente universitário, e Compostagem e Horta Orgânica.

Monitoria

A Monitoria é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, inserido no projeto de formação do aluno, sobretudo pela grande contribuição que o monitor oferece ao projeto de formação dos demais. No Programa de Monitoria, o aluno da graduação tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante em um processo acadêmico e também educativo. Para ser monitor, o acadêmico deverá ter cursado a disciplina para a qual pretende pleitear a vaga e ser aprovado em processo seletivo de monitoria, realizado no início de cada semestre letivo.

Estágio

Os Estágios Supervisionados constituem disciplinas curriculares obrigatórias a partir do quinto período do curso, portanto, o aluno precisa estar matriculado para ingressar como estagiário em uma instituição/campo de estágio conveniada com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, tais como: Unidades Produtoras de Refeições em indústrias e empresas; Hospitais da rede pública e a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia; Unidades de Atenção Básica de Saúde do Município; Clínica Escola da PUC Goiás; Escolas da rede municipal e estadual e Centros Municipais de Educação Infantil.

O estágio curricular não obrigatório é uma atividade opcional, de natureza prático-pedagógica, subordinada às exigências curriculares do curso de Nutrição da PUC Goiás, que contribui com a formação acadêmico-profissional.

A realização dessa modalidade de estágio é permitida aos alunos que se encontram cursando disciplinas a partir do 5º período, mediante a apresentação de um projeto de estágio assinado pelo próprio aluno, pelos supervisores profissional e acadêmico e pelo coordenador de estágio. O aluno que solicita o estágio não-obrigatório deve: estar matriculado nas disciplinas referentes ao 5º semestre do curso ou de períodos posteriores; ter sido aprovado nas disciplinas que o habilitam para o desempenho das atividades descritas no contrato do estágio; apresentar os seguintes documentos: a) projeto de estágio elaborado em conjunto com a unidade concedente, apresentando a justificativa, os objetivos, a metodologia do estágio (descrevendo as atividades a serem desenvolvidas) e o cronograma das atividades que serão desenvolvidas. O projeto deverá ser assinado pelo próprio aluno, pelos supervisores profissional e acadêmico e pelo coordenador de estágio; b) cópia do histórico acadêmico do semestre em questão, comprovando as disciplinas cursadas até o semestre anterior e semestre vigente.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um momento privilegiado da proposta curricular, visto que ao propiciar a reflexão teórico-prática, na produção a ser realizada nessa disciplina, o aluno evidencia suas competências e habilidades constituídas ao longo do curso. A síntese dos conhecimentos a ser realizada em processo teórico-metodológico, integrando as dimensões ensino e pesquisa, de natureza científico-investigativa, contribui sobremaneira para a compreensão das questões postas à área de Alimentação e Nutrição.

O TCC tem carga horária de 120 horas, distribuídas em dois momentos, TCC I com 60 horas, no 7º período do curso, para a elaboração de revisão bibliográfica e do projeto de pesquisa, conforme as linhas de pesquisa do curso, e o TCC II com 60 horas, no 8º período do curso, para a realização da pesquisa, a análise dos dados, a redação final e a apresentação do trabalho.

Os orientadores do TCC são docentes da Universidade, devidamente credenciados, envolvidos no processo de formação, cuja formação em nível de pós-graduação guarda relação de proximidade com a linha de investigação escolhida pelo aluno.

Constitui-se, portanto, um processo para estimular a iniciação científica pelo aluno na graduação, envolvendo o professor em atividades de ensino e pesquisa, oferecendo-lhes a oportunidade de divulgação da produção acadêmica, por meio da publicação em livros ou revistas da área de Nutrição.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 110 de 04/02/2021

Localização

Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Câmpus I, Área 4, Av, Universitária 1.440, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.953,21*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2019

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Nutrição na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Nutrição.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Ma. Thaisa Borges Rocha

Coordenadora do curso de Nutrição