Letras Português-Inglês

Licenciatura

Letras Português-Inglês

Licenciatura

O curso de Letras possibilita aos estudantes uma formação ampla, contemplando a dupla habilitação nas línguas portuguesa e inglesa; o conhecimento e o domínio de línguas como ferramenta de liberdade de pensamento; a possibilidade de promover o crescimento individual e social por meio da aprendizagem para o ensino de línguas; a habilitação para a docência em diversos campos de atuação: professor de língua portuguesa, de literatura de língua portuguesa, de redação e de língua inglesa; e o acesso a estágio remunerado desde o primeiro semestre do curso.

Na PUC Goiás, o/a concluinte do curso tem o direito de realizar uma Pós-graduação (Latu sensu) na modalidade a distância, totalmente gratuita.

Infraestrutura

O curso de Letras integra a Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás e conta com salas de aula amplas e ventiladas, espaço para convivência, auditórios, espaço destinado ao Programa de Apoio ao Aluno (Proa). Conta ainda com três laboratórios de informática com capacidade para 20 alunos cada. Estes proporcionam condições para a utilização de recursos das tecnologias da informação e comunicação no apoio didático-pedagógico, de acordo com as especificidades das diferentes disciplinas do curso. Permitem, também, o desenvolvimento de pesquisas de Iniciação Científica, apoio aos Trabalhos de Conclusão de Curso, aos Estágios Obrigatório e Não Obrigatório, bem como às ações de extensão junto à comunidade. O curso conta também com Laboratório de Linguagem, espaço para o desenvolvimento de atividades práticas e de toda a infraestrutura da instituição, como Sistema de Biblioteca, entre outros. 

Carreiras

O curso de Letras habilita para a docência na Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, em escolas de idiomas e outros espaços educativos; para a pesquisa nas áreas de Línguas portuguesa e inglesa, linguística e literatura; para a gestão educacional; para a avaliação de redação; para a interpretação e a produção de textos nas línguas portuguesa e inglesa. Com aprofundamentos nos estudos, o profissional poderá, também, atuar em tradução e em revisão e editoração de textos.

Pesquisa

A pesquisa é um campo fundamental para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes de Letras, fornecendo não apenas a ampliação do conhecimento teórico e prático sobre a língua e a literatura, mas também o aprimoramento de habilidades críticas e analíticas essenciais para sua futura atuação profissional. No curso de Letras, os projetos de pesquisa integram atividades de grupos de estudo e pesquisa, promovendo investigações sobre temas das áreas de conhecimento do curso. 

Além de representar uma área significativa para a atuação docente, a pesquisa acadêmica busca estimular nos estudantes o pensamento científico, incentivando-os a formular e responder a questionamentos relevantes ao longo de sua formação. Todos os discentes têm a oportunidade de participar de projetos de Iniciação Científica desde o início do curso e, ao final, apresentam o Trabalho de Conclusão de Curso, consolidando sua experiência investigativa no campo dos estudos.

Extensão

Os estudantes de Letras são convidados a participar dos diversos projetos de extensão da PUC Goiás. Na Escola de Formação de Professores e Humanidades, temos o Enem para Todos, um Projeto de Extensão do qual o curso de Letras participa com estudantes da graduação e egressos de Letras. 

Monitoria

O Programa de Monitoria caracteriza-se como um processo acadêmico-educativo, desenvolvido de forma conjunta entre professor/aluno. Conforme consta na Política e Regulamento de Monitoria dos Cursos de Graduação da PUC Goiás, aprovada pela Resolução n.01/2023-CEPE, de 17 de fevereiro de 2023, a prática dessa atividade pode ser exercida com Bolsa de Estudos e sem Bolsa de Estudos (com certificação). A prática da Monitoria requer processo seletivo, apresentado e divulgado em Edital, para alunos que já estejam no 2º período do curso. 

O exercício da Monitoria no ensino contempla as atividades de planejamento e atuação pedagógica, estudo e avaliação. O monitor também pode empreender ações no campo da pesquisa e da extensão. Todas essas atividades, necessariamente, deverão ser orientadas, supervisionadas e avaliadas continuamente pelo professor. Assim, no Programa de Monitoria, o estudante tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante, em um processo acadêmico-científico e educativo. O Projeto de Monitoria do Curso de Letras expande as oportunidades de formação profissional, proporcionando ao futuro professor uma aproximação teórica e metodológica com a docência, a pesquisa e a extensão.

 

Estágio

O Estágio Supervisionado do Curso de Letras constitui-se em um momento de extrema relevância durante o curso, em que a relação professor-discente-conhecimento procura pautar-se em atitude dialógica e dinâmica de integração e reflexão sobre a teoria e a prática de aprender e ensinar, como princípio da formação e do desenvolvimento do futuro profissional da área. A proposta do curso de Letras prevê a carga horária de 800 horas dedicadas ao Estágio Curricular Obrigatório, distribuídas em estágio supervisionado e estágio obrigatório. O estágio supervisionado, ou seja, acompanhado por um/a professor/a e organiza-se em Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I e II e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I e II. Os/as estudantes atuam no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas conveniadas. O Estágio Obrigatório compreende 380 horas, integralizando 800 horas de estágio do curso de Letras Português-Inglês. Os estudantes poderão exercer atividades de prática docente em escolas de educação básica públicas ou privadas e em outros espaços educativos.

Outra modalidade de estágio é o Não Obrigatório. Desde o segundo período do curso, o estudante regularmente matriculado pode participar de Estágio Não Obrigatório, como atividade opcional, orientado e acompanhado pelo curso. Todos os estágios não-obrigatórios devem ser submetidos à apreciação e assinatura da Coordenação do Curso ou de Estágio. Os campos de atuação do estagiário de Letras são muito abrangentes, envolvendo as funções de apoio à regência de aulas em cursos regulares de educação básica; auxiliares em editoração de textos; avaliação de redação, entre outros.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso, indispensável para a integralização curricular e para a obtenção do grau de licenciado em Letras Português-Inglês, consiste em pesquisa individual sobre um tema relacionado com a área de formação profissional, apresentada na modalidade monografia, conforme a especificidade de cada campo de conhecimento do curso: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Linguística e Literatura. O TCC tem como objetivo principal permitir que o discente-graduando desenvolva não só as potencialidades relativas à formação pedagógica docente e à prática profissional, mas também, e sobretudo, o aprimoramento da capacidade de investigação, análise e crítica e o aprofundamento da produção científica de forma autônoma.

Cada estudante desenvolve o TCC sob a orientação de um professor do Curso de Letras com qualificação adequada (mestre ou doutor), respeitando a área de conhecimento/linha de pesquisa dos docentes. De acordo com Regulamento Geral dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de graduação (TCC) (Resolução n. 038/2020-CEPE) e conforme o Ato Próprio da EFPH N. 01/2021, que regula a organização dos TCC na Escola de Formação de Professores e Humanidades, os professores orientadores devem estar ligados a grupos de pesquisa e/ou de estudos.

Na matriz do curso de Letras, o Trabalho de Conclusão de Curso se organiza em TCCI e TCC II. O TCC é apresentado pelo discente em sessão pública, durante o Seminário Científico de Letras, perante banca de avaliação, composta pelo professor orientador, que a preside, e pelo professor avaliador (leitor), do curso ou de outra instituição, com qualificação adequada para a avaliação do trabalho. O trabalho final deve ser depositado no Repositório Acadêmico da Graduação (RAG).

 
Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Noturno

Portaria MEC

Nº 152 de 21/06/2023

Localização

Escola de Formação de Professores e Humanidades, Câmpus I, Área 6, Rua 227, Quadra 66, n. 3669, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.494,70*

*Valor referente aos 26 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.

Avaliações do curso
Enade 2017
MEC 2017

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Letras Português-Inglês na PUC?

Como é o curso de Letras Português-Inglês na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Letras - Português.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

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Prazer, sou a

Profa. Ma. Helen Suely Silva Amorim

Coordenadora do curso de Letras Português-Inglês
Cursos
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