Fonoaudiologia

Bacharelado

Fonoaudiologia

Bacharelado

A Fonoaudiologia é uma área essencial para o desenvolvimento humano ao possibilitar a autonomia e a qualidade de vida da população a partir da capacidade de comunicação. Afinal, nos comunicando é que construímos relacionamentos, desenvolvemos atividades básicas e tudo mais. A graduação na área garante ao futuro profissional habilidades para a pesquisa, a prevenção, o diagnóstico, a habilitação e a reabilitação de distúrbios orais, da leitura e da escrita.

O curso da PUC Goiás, ligado à Escola de Ciências Sociais e da Saúde, forma profissionais diferenciados no mercado de trabalho com atuação crítica e ética, voltado para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Infraestrutura

Com formação prática e teórica, o curso de Fonoaudiologia é realizado em salas de aula e também em laboratórios. É a partir das metodologias ativas, que os estudantes vão aprender anatomia, fisiologia, genética e patologias, em ambientes modernos e qualificados para o ensino-aprendizagem.
Em destaque está a Clínica Escola de Fonoaudiologia, onde alunos dos últimos períodos realizam estágio obrigatório nas áreas de voz, linguagem e motricidade orofacial em atendimento à população. Os atendimentos são supervisionados e oferecidos de maneira gratuita. O curso conta com Laboratório de Audiologia; Laboratório da Voz; Laboratório de Otoneurologia e Reabilitação Vestibular; Laboratório de Eletroacústica e Eletrofisiologia da Audição; Ambulatório de Otorrinolaringologia; Laboratório de Gravações.

Carreiras

Em um mundo onde a comunicação se revoluciona diariamente, um profissional que se dedica a melhorar a capacidade de comunicar é essencial. O mercado de trabalho do fonoaudiólogo na área de saúde é amplo e permite que ele atue desde as áreas preventivas até as reabilitações de fala..
São mais de dez áreas para o profissional da Fonoaudiologia. Ele poderá se especializar em audição, linguagem (prevenção e tratamento de distúrbios como gagueira, troca de letras etc), motricidade oral (problemas relacionados com sucção, deglutição, mastigação, respiração e fala) e voz (técnicas para aperfeiçoamento da fala de profissionais como youtuber, blogueiros e políticos).

Pesquisa

O curso de Fonoaudiologia incentiva a Pesquisa desde o primeiro ciclo com a Iniciação Científica até os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que são resultado de investigação e análise dos estudantes sobre determinado tema. A pesquisa também está presente nos simpósios e em outras programações que discutem as novidades da área.

Ainda é possível participar do Núcleo de Pesquisa do curso de Fonoaudiologia, denominado COMDIS, que desenvolve pesquisas nas áreas de Saúde Auditiva, Sociedade, Ambiente, Saúde e Trabalho, Linguagem e Educação e Comunicação, Tecnologia e Saúde.

Extensão

O trabalho com a comunidade do curso de Fonoaudiologia tem um importante papel para crianças e jovens com dificuldades auditivas. Desde 2007, foi criado o Centro de Referência em Saúde Auditiva (Cresa), unidade de média complexidade vinculada à universidade, que oferece atendimento diagnóstico e terapêutico especializado para pessoas com risco ou suspeita para perda auditiva e pessoas portadoras de deficiência auditiva, de forma articulada e integrada com o sistema local e regional.

O curso também tem papel importante para as oficinas oferecidas pelo Programa de Gerontologia Social aos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade, em temas como voz, memória, equilíbrio e mastigação. Também oferecem importante apoio ao coral e a teatro da Coordenação de Arte e Cultura, entre outros.

Monitoria

A monitoria insere-se no projeto de formação do aluno e na contribuição que ele oferece ao projeto de formação dos demais, como parte integrante do processo ensino-aprendizagem. Desta forma, o monitor tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante em um processo acadêmico-científico e também educativo.

No curso de Fonoaudiologia, são disponibilizadas vagas para monitoria em aulas de laboratório de voz, audiologia, eletroacústica e eletrofisiologia da audição, seleção e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais, na clínica escola nas áreas de audiologia educacional, linguagem e motricidade orofacial.

Estágio

O curso de Fonoaudiologia apresenta as modalidades de estágio curricular obrigatório e não obrigatório. O estágio curricular obrigatório está organizado em todas as áreas da Fonoaudiologia, perfazendo oito disciplinas. Somam 44 créditos, totalizando 660 horas, sendo todos supervisionados em tempo integral por professores do curso.

Os campos dos estágios atualmente são: Clínica Escola de Fonoaudiologia da PUC Goiás, APAE, Santa Casa, Instituições de longa permanência, CMEIs, ASDOWN, Escolas Municipais, PUC TV, HUGO, HGG e CERPD.

Trabalho de Conclusão de Curso

A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui numa atividade acadêmica de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à profissão ou curso de graduação, desenvolvida mediante controle, orientação e avaliação docente, cuja exigência é um requisito essencial e obrigatório para integralização curricular e parcial para obtenção do título de bacharel em Fonoaudiologia.

Atualmente é desenvolvida no 8º período do curso de Fonoaudiologia na modalidade “Artigo Científico”. As normas para elaboração do artigo deverão seguir os critérios dispostos pelo Regulamento Geral dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação (Série Legislação e Normas nº 16), além do Projeto Pedagógico do curso de Fonoaudiologia.

No 7º período o aluno encerra a disciplina “Metodologia do Trabalho Científico”, com o projeto do TCC enviado ao Comitê de Ética; e no 8º período com apresentação e avaliação por uma banca ao final do semestre.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 949 de 30/08/2021

Localização

Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Câmpus I, Área 4, Av, Universitária 1.440, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.649,98*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2019

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Fonoaudiologia na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Fonoaudiologia.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Ma. Silvia Maria Ramos

Coordenadora do curso de Fonoaudiologia