Relações Internacionais

Bacharelado

Relações Internacionais

Bacharelado

O curso de Relações Internacionais da PUC Goiás foi autorizado em 1999 e é o pioneiro do estado de Goiás! O curso tem como objetivos proporcionar uma formação humanística, fundamental para o profissional da área, e desenvolver no estudante uma postura crítica em relação aos fenômenos e processos da política internacional. Ademais, ancorado na realidade comunitária e regional da PUC Goiás, o curso busca formar um profissional que contribua de maneira ativa para a inserção do estado de Goiás e do Brasil no cenário internacional.

Infraestrutura

O curso de Relações Internacionais, pertencente à Escola de Direito, Negócios e Comunicação (EDNC), está localizado no Campus V da PUC Goiás no qual, além de salas de aula climatizadas e equipadas, o curso conta com a estrutura completa de auditórios e Teatro, laboratórios de informática, biblioteca setorial e espaço do Programa de Orientação Acadêmica (Proa). O estudante da PUC Goiás tem também à sua disposição toda a infraestrutura institucional distribuída em todos os campus.

Carreiras

São várias as opções para os internacionalistas graduados pela Escola de Direito, Negócios e Comunicação da PUC Goiás! O curso está especialmente focado na formação de bacharéis preparados para se inserir na rede de formuladores e tomadores de decisões internacionais, sendo capazes de atuar como analistas de política internacional, analistas de cooperação internacional e analistas de comércio exterior.

Pesquisa

A pesquisa é muito valorizada na EDNC. No curso de Relações Internacionais, funcionam o Grupo de Estudos e Pesquisa em Relações Internacionais (GEPERI), com duas linhas de Pesquisa (Política Externa e Desenvolvimento; Segurança Internacional). Os estudantes podem participar do programa de Iniciação Científica (IC), concorrendo inclusive a bolsas de pesquisa.

Pesquisas e projetos com instituições internacionais de ensino e com organizações internacionais são diferenciais do curso. As horas de pesquisa podem ser aproveitadas como Atividades Complementares.

O curso promove anualmente o Encontro Acadêmico Científico de Relações Internacionais (EACRI), fórum para debate de temas contemporâneos e apresentação de artigos científicos! Participa também, anualmente, do Congresso de Ciência de Tecnologia da PUC Goiás.

O curso ainda conta com duas ligas acadêmicas: a Liga Acadêmica de Estudos em Segurança Internacional e Defesa (LAESID) e a Liga de Estudos e Simulações em Organizações Internacionais Bertha Lutz (LSB Bertha Lutz).

Extensão

Uma das tradições da PUC Goiás, a extensão universitária é um excelente espaço de atuação para os estudantes de Relações Internacionais. No curso, existe uma forte ligação com o Programa de Direitos Humanos (PDH) da universidade, iniciativa de extensão universitária que integra ações e estudos voltados para a temática, além de projetos exclusivos voltados para as questões da mulher, da negritude e da cidadania. Além disso, cada estudante da EDNC pode participar de qualquer outro programa de extensão da universidade e integrar as ações de grandes eventos como a Jornada da Cidadania! As horas dispensadas nos programas de extensão podem ser aproveitadas como Atividades Complementares.

Além das atividades vinculadas à Proex, no curso de Relações Internacionais da PUC Goiás, há quatro disciplinas extensionistas na Matriz Curricular.

Metodologias

O processo de ensino-aprendizagem no Curso de Relações Internacionais está ancorado em metodologias participativas e dialógicas. Como inovação fundamental do curso, a Matriz Curricular está estruturada em módulos, que exploram a cada período um eixo de formação estruturante das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).

Os módulos são organizados por semestre e cada um pressupõe examinar os fenômenos da política internacional a partir dos aportes teóricos e históricos centrais das Relações Internacionais, vinculados com o eixo de formação interdisciplinar e o eixo de formação complementar contemplados nas DCN. Os módulos do Eixo I e III contam com disciplinas extensionistas. Os módulos do Eixo II contêm a disciplina de Projeto Integrador, que poderá ser desenvolvida como atividades de pesquisa acadêmica e produção de artigos, simulação de organizações internacionais e construção de cenários prospectivos.

Além dos espaços tradicionais de aprendizagem, os estudantes contam ainda com outros ambientes para desenvolver suas competências e habilidades, tais como o Centro Acadêmico “Sérgio Vieira de Melo”, bastante ativo no curso; a empresa júnior “Pangea Consultoria”; e as duas recém-criadas ligas acadêmicas (2024): a Liga Acadêmica de Estudos em Segurança Internacional e Defesa (LAESID) e a Liga de Estudos e Simulações em Organizações Internacionais Bertha Lutz (LSB Bertha Lutz).

Monitoria

Processo acadêmico educativo, desenvolvido de forma conjunta entre professor/estudante, a monitoria é vinculada a uma disciplina. Tem o objetivo de aprofundar conhecimentos teórico-práticos na área de conhecimento ou disciplina a que o monitor estiver ligado. Esta atividade intensifica a cooperação entre estudantes e professores, especialmente nas atividades de ensino e na utilização das Tecnologias da Informação para ampliar o contato com os estudantes. O processo seletivo de monitoria no curso de Relações Internacionais é aberto semestralmente. As horas de monitoria podem ser aproveitadas como Atividades Complementares.

Estágio em Relações Internacionais

O curso de Relações Internacionais, em conformidade com a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, prevê a realização de estágio não obrigatório, que pode ocorrer em empresas, associações comerciais, industriais ou de classe e em instituições públicas. As atividades são supervisionadas por um professor do curso e ficam registradas no histórico escolar do estudante. Nossos estudantes têm realizado estágios especialmente em empresas de exportação e importação, nas secretarias do Governo Estadual e Municipal, e em ONGS. As horas do estágio também podem ser aproveitadas como Atividades Complementares.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um momento privilegiado de aprendizagem e uma oportunidade para produzir conhecimento e avaliar a formação ofertada pelo curso de Relações Internacionais da PUC Goiás. Ao final da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II, o discente deve apresentar sua monografia para uma banca composta por docentes e profissionais da área de Relações Internacionais e afins. Uma vez aprovado, os trabalhos de TCC do curso de Relações Internacionais são disponibilizados no Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) da PUC Goiás, valorizando, democratizando e difundindo o conhecimento!

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 949 de 30/08/2021

Localização

Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Câmpus V,
Av. Fued José Sebba, 1184, Jardim Goiás, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.897,56*

*Valor referente aos 22 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2018
MEC 2018

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Relações Internacionais na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Relações Internacionais.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou o

Prof. Danillo Alarcon

Coordenador do curso de Relações Internacionais
Cursos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.