Mecatrônica premia estudantes em desafio

Programação integrante do II Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, a quarta edição do Desafio Mecatrônico foi aberta na manhã desta sexta-feira, 21, no Espaço Cultural da Área 3(Praça Universitária). A competição de robótica, voltada aos estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), é constituída por duas categorias de robô já tradicionais no prêmio (setor de linha e sumô) e, neste ano, apresenta uma novidade, que é a categoria robô inovador.

“Neste tipo de categoria pode ser criado qualquer tipo de robô, e quanto mais equipamentos de sucata e reaproveitamento de peças, maior pontuação o projeto vai ter”, explicou o coordenador do curso de Mecatrônica, prof. Vitor Hugo Martins. Na prova, os competidores precisam cumprir uma trajetória, já que o desafio é fazer com que o robô percorra todo o labirinto. As provas, com participantes da PUC Goiás e IFG, ocorrem no turno matutino e o resultado será divulgado no local do concurso, às 14 horas, pela banca avaliadora composta pelo corpo docente da Mecatrônica. Os vencedores terão como prêmio uma visita técnica à fábrica da Caoa Hyundai, em Anápolis. De acordo com a coordenação do curso, o Desafio Mecatrônico da PUC Goiás é o único do ramo que é realizado no centro-oeste brasileiro.

Para cumprir a meta, é necessário pensar toda uma logística. O desafio surge não apenas na hora da competição, pois envolve um trabalho intenso nos bastidores, previamente à prova. “A parte mais difícil é a programação, porque na montagem conseguimos substituir as peças com facilidade. Porém se errarmos uma vírgula, a programação falha e quando está tudo pronto é uma satisfação enorme”, relatou o competidor Bruno André Batista, que juntamente com os colegas Gleice Kelly e Felipe Faria, concorrem na categoria robô inovação. O carrinho criado pelos estudantes da Mecatrônica possui um sensor ultrassônico que reconhece objetos e mede a distância necessária para percorrer o labirinto da prova.

Além da competição foram expostos trabalhos de robótica desenvolvidos por acadêmicos do curso  e dois convidados  proferiram palestras sobre assuntos ligados à mecatrônica: o desenvolvedor de Negócios da Siemens, Rodrigo Munhon,  explanou sobre a Indústria 4.0, e o gerente da Macro Projetos e Animação, Edson Neto,  palestrou sobre automação predial.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.