Universidade homenageia pesquisador da Escola de Ciências Exatas

O primeiro dia do II Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás foi encerrado com homenagem. A universidade concedeu a prof. dr. Clóves Gonçalves Rodrigues, da Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC), o diploma do mérito científico. A cerimônia foi realizada no Auditório da Área 4, na noite desta quarta-feira, 19, com a presença de gestores, professores, alunos e familiares do homenageado.

Ele recebeu o diploma, a medalha e o brasão da universidade das mãos do reitor da instituição, prof. Wolmir Amado, e da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Milca Severino.

Esta é a terceira edição da homenagem. No ano passado, o prof. José Carlos Libâneo, da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), teve a trajetória reconhecida. Em 2014, o prof. Lorismário Simonassi, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, recebeu o diploma.

Autor de livros e de artigos científicos, prof. Clóves é doutor e pós-doutor em Física pela Universidade de Campinas (Unicamp). “É uma alegria muito grande ter o trabalho de muitos anos reconhecido pela nossa casa”, disse ele, momentos antes do início da solenidade. Sua esposa, a professora Denia Lende, e o filho do casal, Miguel, de apenas dois anos, acompanharam a homenagem.

Rodrigues recordou os primeiros passos no mundo acadêmico e destacou o papel da iniciação científica para a carreira exitosa. “Tudo começa com uma boa graduação. Mestrado e doutorado são consequência”, pondera ele, que ao longo da carreira acadêmica se dedicou ao estudo de física estatística aplicada ao estado sólido. Hoje, ele trabalha com semicondutores.

meritocientifico_34

A escolha

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, profa. Milca Severino, destacou o perfil discreto do pesquisador. Ela relatou que, ao assumir o cargo na gestão da universidade, viu nele um “professor com alta produção acadêmica, porém escondido”. A partir da descoberta, veio o convite para integrar o mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas.

“Nós, pesquisadores, temos uma digital. Nossa produção está registrados no Currículo Lattes, você trabalha e o mundo vê. A Escola de Ciências Exatas e da Computação está de parabéns por esse pesquisador que muito faz pela universidade”, declarou, enfatizando que a trajetória de Clóves pode inspirar alunos e professores da instituição.

meritocientifico_25

A gestora ainda explicou como ocorre a escolha do homenageado. Segundo ela, uma lista tríplice é encaminhada por uma comissão ao reitor, que decide pelo nome do homenageado.

A comissão é formada pela coordenadora de Pesquisa da instituição, profa. Priscila Valverde, pelo coordenador da pós-graduação Stricto Sensu, prof. Darlan Feitosa, pelo coordenador da pós-Lato Sensu, Brasilino Ferreira Neto, e pelo prof. Nelson Jorge da Silva Jr. “São observados critérios como o currículo e a relevância da produção científica”, explica.

Reconhecimento

A coordenadora da ECEC, profa. Miriam Gusmão, detalhou a trajetória acadêmica do homenageado, destacando a alegria pelo reconhecimento ao colega. “Clóves escolheu a PUC Goiás como extensão da sua casa. É também um amigo e um colega que cativa pelo seu jeito simples e humilde”, frisou. Colegas da Escola também gravaram um vídeo com homenagem ao professor.


Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.