Licenciatura em Ciências da Religião é apresentada na universidade

Um curso de graduação inédito em Goiás, que irá subsidiar e formar professores para a disciplina do Ensino Religioso. Recentemente integrado à Base Nacional Curricular Comum, sendo obrigatório na rede pública e privada, esse ensino deixou de ser um tema transversal e, agora, é área do conhecimento e disciplina.

Com o intuito de preparar um professor, que seja, ao mesmo tempo, um pesquisador e investigador da realidade a PUC Goiás oferece, a partir do primeiro semestre de 2019, a licenciatura em Ciências da Religião. A grade curricular e os objetivos do curso foram oficialmente apresentados na instituição na manhã desta quarta-feira, 21, pela Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), com a presença do reitor Wolmir Amado, gestores, professores, religiosos, representantes de associações e paróquias.

O curso será oferecido em oito módulos no turno noturno, terá a duração de quatro anos e, de acordo com o diretor da EFPH, prof. Romilson Martins Siqueira, a grade também permite uma ponte para uma segunda licenciatura e/ou residência docente (especialização), com uma extensão de mais dois anos, caso o estudante opte por cursar duas licenciaturas e uma pós-graduação (lato sensu) na área.

Além disso, o curso requer estágio obrigatório com 400 horas curriculares e tem o objetivo de qualificar o futuro professor para atuar com competência na educação básica e na preservação, discussão e aplicação das políticas educacionais.

A professora doutora em Ciências da Religião da PUC Goiás, Carolina Teles, que elaborou o projeto pedagógico do curso, também ressalta que a nova licenciatura tem a demanda de proporcionar um ensino interconfessional, que trabalha a diversidade religiosa, oferecendo um subsídio teórico e metodológico para os professores respeitarem a diversidade  cultural, com um conhecimento contextualizado das formas e expressões religiosas.

“Este curso estava sendo muito desejado nesta universidade, devido à sua identidade e missão. Ele chega numa boa hora, atendendo uma demanda represada em relação a isso, e também, é muito inovador em relação ao corpo teórico da proposta”, analisa.

Para ingressar no curso, é necessário aprovação nos processos seletivos oferecidos pela instituição (Vestibular Geral ou Vestibular Social. Esse último concede bolsa de 50% de desconto no valor da mensalidade).

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.