Encontro prepara alunos para o Enade

Estudantes das Escolas de Comunicação, Direito e Relações Internacionais da PUC Goiás acompanharam ao longo desta segunda-feira, 27, formação organizada pelo projeto Leituras, do Sistema de Bibliotecas (Sibi) da universidade, e o Programa de Gerontologia Social (PGS) da instituição voltada para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Realizada nos turnos matutino, vespertino e noturno no Teatro PUC, no Câmpus V, a programação apresentou os conteúdos relacionados ao tópico de conhecimentos gerais cobrados pela prova, que contempla oito questões objetivas e duas subjetivas.

A avaliação deste ano foca as graduações do chamado grupo vermelho. No Câmpus V, onde o encontro foi realizado, são ministrados os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito e Relações Internacionais. No primeiro semestre, alunos de Administração, Economia e Serviço Social participaram do encontro.

O prisma da velhice na contemporaneidade foi apresentado pela coordenadora do PGS, profa. Lisa Valéria Torres, a partir da experiência da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), iniciativa do programa. “O objetivo é sensibilizar esses alunos, provocá-los para maiores leituras, ficarem atentos nas questões sociais que estão por aí”, frisa, citando questões que permeiam a temática, como a vulnerabilidade desta parcela da população.

Logo na entrada do Teatro PUC, os acadêmicos foram recebidos pela exposição As faces da velhice, fruto de um trabalho iniciado em 2017, durante a Jornada da Cidadania por meio do projeto Ser velho é o máximo. “É necessário encarar essa fase da vida como natural. E onde a gente ressignifica, multiplica saber? No espaço acadêmico”, defendeu a coordenadora, citando o acelerado envelhecimento da população brasileira.

Ela explica que foi realizado um levantamento dos temas mais cobrados. O prof. Humberto Carrião, docente voluntário da disciplina Ética e cidadania da Unati, abordou, por exemplo, a questão da migração de venezuelanos para o Norte do Brasil , em sintonia com os assuntos em evidência nos últimos meses.

Voluntários

A coordenadora do PGS, profa. Lisa Valéria, comemora a conquista de voluntários para o PGS a partir dos encontros para preparação ao Enade.

O programa integra a Coordenação de Extensão (Cdex) que está com inscrições abertas para colaboradores até esta sexta-feira, 31. Podem participar alunos, funcionários docentes e administrativos e comunidade em geral. “A extensão é uma oportunidade para estender os conhecimentos fora de sala de aula”, frisou profa. Lisa.

A participação nos programas e projetos da extensão vale certificado de horas complementares.

O Enade

O Enade será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 25 de novembro de 2018, em todo o Brasil.

Neste ano, 12 graduações da PUC Goiás, que compõe o chamado grupo vermelho – fazem o exame: Administração,  Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais,  Serviço Social, Teologia,  Gastronomia.

Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante.

De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.