Mostras movimentam semana científica

Uma mostra sobre a história dos grandes pensadores mundiais e uma exposição sobre a origem e da distribuição regional de cultivares importantes para o campo e  para a economia brasileira deram o tom do primeiro dia da semana científica do curso de Geografia da PUC Goiás, na noite desta terça-feira, 5. O evento foi montado no Hall da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) e integra todas as atividades deste módulo, que debateu a geografia agrária.

A profa. Oyana Rodrigues dos Santos, que ministra Epistemologia da Geografia, lembra que a semana conta com a participação ativa dos estudantes. “Eles têm que lidar com questões relacionadas à montagem, precisam estar na hora certa e no lugar certo”, explica. Em banners, os grupos de acadêmicos apresentam a história e as pesquisas de pensadores mundiais bem como suas contribuições para a Geografia. “Os alunos são avaliados em sua performance e interagem com o público com competência conceitual”, frisa.

O prof. Roberto Malheiros, responsável pela exposição dos alimentos e pela doação de mudas durante a semana científica, frisa que os graduandos – futuros docentes – poderão replicar o modelo de evento em suas futuras escolas. “Os alunos conhecem a biogeografia, a origem e a distribuição geográfica dessas plantas. Em relação à licenciatura, tanto no Ensino fundamental tanto no Médio, eles vão trabalhar com a agricultura e vão poder produzir na sala de aula assim que formarem”, detalha.

Projeto integrador

A coordenadora de Geografia, profa. Ângela Dantas, explica que a semana científica faz parte do projeto integrador do curso. Ao longo do semestre, cita ela, diversas atividades foram realizadas, entre palestras sobre agrotóxicos e sobre impacto da ação do homem no Cerrado; visita a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e ao Instituto do Trópico Subúmido (ITS).

Na Jornada da Cidadania, o curso participou da Estação do Meio Ambiente, com a distribuição de mudas e orientação técnica; do Quilombo Cultural; e também realizou uma pesquisa sobre agrotóxicos com o público, que será divulgada em breve, em seminário interno.

Participação

Acadêmico do 2º período, Eduardo Souza mudou até os hábitos alimentares após cursar o módulo ministrado neste semestre. “Percebi que comer carne vermelha não era tão bom assim nem para mim, nem para o ambiente”, explicou ele, que participou da distribuição de mudas durante a Jornada da Cidadania.

O acadêmico avalia que participar de eventos como a Semana Científica e a Jornada ajuda os alunos a se desenvolverem as habilidades de comunicação, que serão bastante demandas na rotina docente.

Programação

A Semana Científica da Geografia segue nesta quarta-feira, 8. Às 19 horas, ocorre o Sarageo, sarau com apresentações dos acadêmicos, que celebra também  o Dia do Geógrafo, comemorado em 29 de maio.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.