Encontro discute atuação os psicólogos

Em sua décima sexta edição, começou nesta segunda-feira, 26, o Encontro de Produção Científica de Psicologia da PUC Goiás, com programação exclusiva até sexta-feira, 30, na Área 4 da instituição. O tema central do evento, que reúne produções científicas de docentes, alunos e convidados, é Psicologia: reflexões e atuações.

Com enfoque nas diversas atuações no mercado de trabalho, o evento foi aberto com a conferência Psicologia do Esporte, ministrada pela professora doutora Kátia Rúbio, da Universidade de São Paulo. Formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ela escolheu a área ainda na década de 1990 e é uma das referências para quem trabalha com esporte e competições de alto rendimento.

Para os participantes, ela falou sobre a importância dos psicólogos por trás de grandes atletas e equipes. “Estamos falando de pessoas que precisam viver processos intensos de reclusão, distanciamento social e migração, em alguns casos, e vivem sobre grande pressão por resultados”, afirmou ela, lembrando que a maioria dedica os melhores anos da juventude para conseguir êxito profissional. “Muitos dizem que escolheram o esporte, mas o que eu vejo é que estas pessoas são escolhidas pelo esporte”.

Segundo a profissional, o apoio é importante na adaptação e transformação destes atletas e o uso de suas habilidades em trajetórias de sucesso. “São pessoas que vivem em prol do esporte, sem dia ou hora, apenas se dedicando intensamente a esta vivência”.

O evento foi aberto pela coordenadora do curso, profa. Juliany Aguiar, e contou com a presença da pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida Sousa, e do diretor da Escola de Saúde e Ciências Sociais, professor Renato Alves Sandoval. “Encontrarmos aqui, para além das paredes, com profissionais de Psicologia e outras áreas e compartilharmos conjuntamente com os alunos esse grande momento com temáticas. Oficinas e mesas redondas que irão contribuir com a formação dos alunos”, afirmou a coordenadora.

As conferências vão tratar de temas atuais, como autismo, violência, suicídio e psicologia das emergências. (Texto Larissa Domingos)

 


Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.