Serviço Social debate o futuro da profissão no país

O curso de Serviço Social da PUC Goiás recebeu hoje, 22, a reunião itinerante da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). O objetivo do evento foi trazer à universidade discussões a respeito do currículo acadêmico e aspectos profissionais da profissão. De acordo com a presidenta da Associação Brasileira da ABEPSS, Ilma Pugliesi, o encontro foi um momento importante de reflexão, levando em consideração o pioneirismo do curso de Serviço Social na PUC Goiás.

“Acredito que este momento aqui hoje é histórico se nós pensarmos e refletirmos no que a profissão de Serviço Social construiu ao longo dos anos – e não foi pouca coisa –, além disso, deve-se considerar os desafios postos em relação ao futuro da profissão e pesquisa na área. Esse momento é de muita coragem na luta pela formação desta profissão que nos é tão cara, entendendo que a nossa formação não termina na universidade, ela é para sempre”, explica Pugliesi.

Para a estudante do 6º período de Serviço Social, Eliana Martins, o encontro realizado hoje é muito importante levando em consideração os aspectos de autorreflexão e esclarecimento da profissão. “Para nós alunos é muito importante, pois são apresentadas visões diferentes, trazendo novidades para a gente, uma realidade muito grande do nosso campo de trabalho. É um incentivo de nossas lutas, movimentos e para melhor clareza no cotidiano profissional”, diz ela.

A professora do curso na PUC Goiás e facilitadora desta edição da reunião, Sandra de Faria, explica que a ABEPSS congrega as escolas de formação na área, e está completando 70 anos este ano. Segundo ela, ao longo dos anos a ABEPSS têm atuado em um projeto de formação profissional articulado pela participação da profissão na construção das diretrizes curriculares. Outro ponto enfatizado pela professora é o protagonismo da PUC na formação de profissionais de Serviço Social em Goiás. “O curso da PUC Goiás, na verdade, surgiu antes da própria universidade, há 60 anos, e sabemos que essa área acadêmica contribui para a construção da universidade como ela é hoje, e também como será no futuro”, explica ela.

Alunos, professores, profissionais e supervisores de campo se reuniram para participar da reunião – que será realizada em toda a região centro-oeste. O resultado das oficinas, realizadas em todo o país, serão sistematizados e apresentados em um encontro nacional de pesquisadores em Serviço Social.

(Contribuiu a estagiária de Jornalismo,  Larissa Domingos)

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.