Universidade abre Jornada da Cidadania

Ao som da Orquestra Sinfônica de Goiânia e com homenagens a colaboradores, a PUC Goiás e a Arquidiocese de Goiânia abriram oficialmente a 5ª Jornada da Cidadania, na noite desta quarta-feira, 23. A administração superior da instituição, funcionários docentes e administrativos, alunos e autoridades municipais e estaduais parceiras prestigiaram o evento, realizado no palco do teatro do Centro de Convenções PUC, no Câmpus II, Jardim Mariliza.

A Jornada oferta centenas de serviços, como de saúde e jurídicos, e atividades gratuitas para a população da Grande Goiânia a partir desta quinta-feira, 24, das 8h às 21 horas, no Câmpus II. A programação que vai até sábado, 26, abrange o Centro de Convenções PUC, o Memorial do Cerrado e o Complexo Poliesportivo.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, explica que a universidade já se prepara há seis meses para a realização da ação comunitária, seja internamente, seja por meio da articulação com parceiros, como Governo de Goiás e as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. “Serão mais de quatro mil voluntários, uma variedade enorme de serviços sendo oferecida e, claro, a expectativa muito grande da participação da comunidade”, declarou.

Além dos serviços, a ação comunitária é um momento de aprendizado para os mais de 21 mil alunos da instituição, como lembra o reitor da universidade. Ele ressalta que a Jornada se integra ao calendário acadêmico e ao projeto educativo da PUC Goiás. “Nela, se expressa, sobretudo, uma educação que forma para o exercício ad cidadania, não apenas para oferecer serviços, as para praticar um protagonismo. Quem se integra a esta Jornada está se educando e educando aos demais”, ressaltou.

Coordenadora-geral da Jornada, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Márcia de Alencar Santana explica que a realização da abertura separada do evento é uma oportunidade para o público interno participar deste momento. “A nossa expectativa é que esta festa que hoje se inicia, com a participação da Orquestra, seja uma forma de integração para o nosso pessoal que garante a realização do evento, e que essa festa possa se estender com a mesma qualidade, de maneira fraterna e solidária, durante os três dias”, afirmou.

Pelos mais simples

O arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, dom Washington Cruz, ressaltou que a alegria em participar da realização da Jornada da Cidadania. “A gente não sabe o tamanho desta edição. No ano passado, superamos todas as expectativas e neste ano também vamos superar”, prevê.

Na última edição, passaram pelo Câmpus II mais de 160 mil pessoas. A iniciativa contabilizou mais de 850 mil atendimentos. “Agradecemos a Deus porque nada é para nós. Tudo é para Ele e para o povo mais simples, que vai ser assistido, receber benefícios”, destacou.

O diretor da Feira da Solidariedade, padre Max Costa, definiu que a Jornada atende à expectativa da vivência cristã e já faz parte do calendário social de Goiânia e de Goiás. “Valorizar essas iniciativas simboliza um desejo de construir uma sociedade mais justa e mais fraterna”, disse.

Autoridades

Durante uma hora, a Orquestra Sinfônica de Goiânia apresentou ao público trilhas sonoras de filmes, como Tubarão e Fantasma da Ópera.

Após, gestores e parceiros se revezaram no palco do teatro do Centro de Convenções PUC para abrir oficialmente a Jornada.

Representando o governador de Goiás José Eliton (PSDB), o secretário de Cidadã, Murilo Mendonça, destacou o sucesso e a evolução da iniciativa comunitária ao longo dos anos, “o que permite antever cada vez mais público e serviços”. A pasta que ele comanda também atenderá a comunidade na Jornada, com emissão de documentos, como CPF, Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho.

Já o secretário de Educação de Goiânia, Marcelo Costa, representou o prefeito Iris Rezende (MDB) no evento e anunciou a participação de sua pasta na Jornada com a Mostra Pedagógica. “Um evento onde todas as pessoas estão com tão boas intenções é o local adequado para mostrar o que as boas práticas das escolas. É muito importante aproximar educação básica da superior”, definiu.

Balanço Social

Durante a abertura, o reitor Wolmir Amado lançou o Balanço Social 2018 da universidade e o padre Max Costa o Balanço Social 2017 da Arquidiocese de Goiânia.

As equipes de comunicação da universidade e do Vicariato para a Comunicação (Vicom) foram homenageadas pelo trabalho jornalístico e fotográfico realizado para a elaboração dos impressos.

Da Divisão de Comunicação Social (Dicom) da PUC Goiás, foram condecorados a diretora Carla Oliveira e os fotógrafos Ana Paula Abrão, Jota Junior, Wagmar Alves e Weslley Cruz.

Da Vicom, receberam o diploma as jornalistas Eliane Borges e Fernanda Freitas, a estagiária de Jornalismo Isabella Garcia, a revisora Jane Greco, o fotógrafo Rudger Remídio e o designer Fábio Santos, da Dicom, que colaborou com o projeto, além do padre Max Costa.

O chefe de Gabinete da Reitoria, prof. Lorenzo Lago, também foi homenageado.

Já o pró-reitor de Comunicação, prof. Eduardo Rodrigues, diretor da PUC Goiás TV, emissora da universidade, foi homenageado pelo auxílio na divulgação da Jornada. Cerca de cem vídeos foram gravados na emissora e distribuídos em diferentes plataformas de comunicação convidando o público para participar da ação comunitária.

Programação

Com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários administrativos – a PUC Goiás e seus parceiros vão receber o público até sábado, 26, e se mobilizar nas diversas Estações, além de participar ativamente da Feira da Solidariedade e dos Jogos Universitários. No último dia do evento, sete casais irão se unir em uma celebração comunitária. Confira a programação completa clicando aqui.

Missa da padroeira

Nesta quinta-feira, 24, o arcebispo dom Washington Cruz celebra, às 9 horas, a Santa Missa em louvor à Padroeira de Goiânia, Nossa Senhora Auxiliadora. O local será a igreja da Vila Cenográfica do Memorial do Cerrado, no Câmpus II da PUC Goiás, na Avenida Engler, Jardim Mariliza. Saiba mais sobre o evento no site da Arquidiocese.

Histórico

Criada em 2005, como Semana de Cultura e Cidadania, as 12 primeiras edições de evento ocorreram na Área 1 da PUC Goiás, no Setor Leste Universitário. O formato foi ampliado e, em 2013, foi realizada a 1ª Jornada da Cidadania. A partir de 2015, em sua segunda edição, a ação comunitária passou a ser realizada do Câmpus II, no Jardim Mariliza.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.