Universidade recebe Seminário Marco Zero

A PUC Goiás recebeu nesta segunda-feira, 21, o primeiro Seminário Marco Zero – Programa Pesquisa para o SUS/PPSUS realizado em Goiás. O evento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) foi aberto nesta segunda-feira, 2, na Sala de Defesa na Área 4 da PUC Goiás.O seminário se estenderá até terça-feira, dia 22, das 8 às 18 horas. Nestes dois dias, os 49 pesquisadores doutores que tiveram seus projetos contemplados pela Chamada Pública nº 04/2017 da Fapeg no Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) vão apresentar suas pesquisas para gestores e técnicos do Ministério e Secretaria Estadual da Saúde e da Fapeg.

O objetivo do seminário é promover a interação entre pesquisador, avaliador e gestor público na fase inicial das pesquisas para que sejam discutidos e sugeridos ajustes metodológicos, cálculo amostral, cronograma das atividades planejadas e as perspectivas de aplicabilidade dos resultados das pesquisas para o SUS. Serão repassadas orientações para condução das etapas do trabalho para a conquista de resultados expressivos e que atendam as reais carências dos usuários do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás.

O seminário foi aberto pela profa. Priscilla Valverde, coordenadora de Pesquisa da PUC Goiás, que deu as boas-vindas e falou sobre a importância da iniciativa de se implementar o seminário Marco Zero, uma ação recente que vai colaborar ainda mais para o sucesso do PPSUS.

Em seguida, a coordenadora Nacional do PPSUS no Ministério da Saúde, Marge Tenório, falou sobre a importância do programa que tem foco na prevenção e promoção da saúde. “Quando a gente faz ciência e tecnologia, a gente está antecipando aos problemas. Com o PPSUS estamos tentando resolver problemas locais, com pesquisadores locais, fortalecendo a pesquisa dentro da academia com olhar voltado para o SUS, promovendo soluções para as carências do serviço público no Estado.”

Ela solicitou aos pesquisadores, a divulgação da marca PPSUS, em suas publicações, seminários e nas salas de aula quando estiverem falando do projeto, para fortalecer ainda mais o programa.

Ela solicitou, ainda, aos coordenadores das pesquisas que busquem o engajamento de toda a equipe do projeto e de seus alunos em geral, estimulando-os a terem um olhar investigativo na busca de pesquisas com aplicação na saúde pública, lembrando que o Brasil tem uma grande diversidade de problemas em saúde pública. Destacou que “o SUS não é apenas o pronto-socorro, o hospital ou a assistência. É muito mais amplo. Estamos fortalecendo a ciência e tecnologia e temos que mostrar para a sociedade de que forma esse dinheiro está sendo empenhado, trazendo assim uma devolutiva”.

Representando o secretário da Saúde, Leonardo Vilela e a Superintendência de Educação e Trabalho para o SUS/SES, Kelly Santos, lembrou que o Seminário se traduz em um momento de contribuição, discussão e valorização das pesquisas ressaltando a importância da “parceria entre academia e gestores com o propósito de trazer devoluções contínuas, através de educação permanente para transformar a ciência em ações em prol da população. É esse o nosso trabalho.”

O diretor científico da Fundação, Albenones José de Mesquita, que representava a presidente, Maria Zaira Turchi, ressaltou a importância do Seminário Marco Zero que vai oferecer oportunidade para que gestores e avaliadores deem sugestões para o bom andamento das pesquisas. Lembrou que, após a aprovação inicial dos 33 projetos de pesquisa na chamada pública, a Fapeg investiu mais recursos para a contratação das 16 propostas que foram aprovadas em cadastro de reserva. Por ser um programa regular, o diretor lembrou que a cada ano cresce o número de propostas para o PPSUS, o que mostra que a comunidade científica em Goiás é altamente qualificada e tem reconhecido a importância do PPSUS. “A Fapeg tem um olhar bem focado, com uma visão estratégica para esse programa”, afirmou.

As pesquisas

Segundo o edital, as 49 pesquisas têm um prazo de 18 meses para serem concluídas. Estas pesquisas têm como objetivo contribuir para a qualidade do atendimento e aprimoramento das tecnologias utilizadas pelo Sistema Único de Saúde de Goiás na prevenção e promoção da saúde da população. São conhecimentos científicos produzidos com foco na Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde e Gestão em Saúde.

O programa

O Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) – Gestão compartilhada é uma estratégia aberta a pesquisadores que são convidados a apresentar projetos para apoiar e fortalecer o desenvolvimento de pesquisas que busquem soluções para as prioridades de saúde e promovam o fortalecimento da Política Nacional de Saúde/SUS, além de contribuir para aumentar a experiência e a produção científica dos pesquisadores locais. O programa é realizado por meio da parceria entre a Fapeg, o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES-GO).

(Assessoria de Comunicação Social da Fapeg)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.