Fapeg e Secretaria de Desenvolvimento lançam ações de inovação

O Governo do Estado de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da Secretaria de Desenvolvimento (SED), realiza nesta terça-feira, 15, o Seminário Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e suas implicações. Durante a solenidade, também serão firmados acordos de cooperação para a realização de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, além do lançamento de chamadas públicas da Fapeg e da entrega de Centros Vocacionais Tecnológicos Móveis (CVTs Móveis), por parte da SED.

O Seminário será realizado entre 09 e 12 horas, no Salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. A solenidade será presidida pelo governador José Eliton e contará com a presença do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Alvaro Prata, representando o ministro Gilberto Kassab. Também participam em uma mesa-redonda sobre o tema o procurador Geral do Estado, Luiz César Kimura, o procurador-chefe do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Leopoldo Gomes Muraro, e o diretor executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Orlando Afonso Valle do Amaral.

O objetivo do evento é discutir as aplicações e mudanças com a regulamentação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) – Lei 13.243/16. Conforme explica a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, a regulamentação foi uma importante conquista para o setor acadêmico e empresarial ao desburocratizar processos legislativos para o investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação.

A intenção agora é fazer as discussões em níveis estaduais. Entre os benefícios esperados com a regulamentação estão a simplificação na celebração de convênios para a promoção da pesquisa pública, maior facilidade para a internacionalização de ICTs, aumento da interação entre ICTs e empresas, incremento de incentivos para a promoção de ecossistemas de inovação, diversificação de instrumentos financeiros de apoio à inovação, maior compartilhamento de recursos entre atores públicos e privados, simplificação de procedimentos de importação de bens e insumos para pesquisa, novos estímulos para a realização de encomendas tecnológicas e flexibilidade no remanejamento entre recursos orçamentários.

Lançamento de Editais
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) fará a apresentação de seis novas Chamadas Públicas. São elas:
– Bolsas Mestrado e Doutorado (Acordo Capes/Fapeg)
– Bolsas pós-doutorado DOCFIX (Acordo Capes/Fapeg)
– Apoio aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Acordo Capes/Fapeg)
– Bolsas pós-doutorado no País (Acordo Capes/Fapeg)
– Bolsas Mestrado e Doutorado – Ações Afirmativas (Fapeg)
– Conservação da Natureza (Fapeg-Votorantim)

(Assessoria de Comunicação Social da Fapeg)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.