PUC inicia participação na campanha de vacinação contra a gripe

Começa vacinação na PUC GoiásComeça vacinação na PUC GoiásO Serviço de Atenção à Saúde (SAS) da PUC Goiás começou nesta segunda-feira, 16, a 20ª Campanha de Vacinação contra Influenza, que ocorrerá no Bloco A, da Área 2 (Praça Universitária). A meta é imunizar 5 mil pessoas até o dia 1º de junho dentro dos grupos de risco estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Como as doses de vacina são distribuídas de forma parcelada, o cronograma de imunização (ver abaixo) será executado de forma a atender aos grupos de risco, compostos por idosos, gestantes, puérperas, doentes crônicos e professores, em consonância com as normas da Superintendência de Vigilância em Saúde, Gerência de Imunizações e Rede de Frio do Estado de Goiás e Gerência de Imunização do Município de Goiânia.

No local, a vacinação é aberta à comunidade acadêmica e população em geral, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18 horas. Todos os participantes passam por triagem antes da aplicação da vacina tetra. Segundo a enfermeira do trabalho, Keid Gomes Lourenço, todo o trabalho será realizado pela equipe do SAS com o apoio de 16 estagiários de Enfermagem durante a semana. “Eles já foram treinados e vão colocar em prática todo o aprendizado”, explica ela. A funcionária do Laboratório da PUC, Tânia Lobo, foi uma das primeiras da fila no primeiro dia. Ela lida diretamente com o público e foi imunizada. “Além de trabalhar com saúde, tenho diabetes, então procuro me cuidar”.

Datas de vacinação e grupos atendidos:

16 a 20 de abril:  Idosos, trabalhadores de saúde e portadores de doenças crônicas (apresentar comprovação)

23 a 27 de maio: Gestantes e puéperas

30/04 A 11/05:  Professores (apresentar comprovação)14/05 a 01/06: Aberto a todos os grupos focais da vacina

Recomendações:

 Pessoas com alergia ao ovo de galinha (reação anafilática) devem procurar orientação médica.

 É necessário levar cartão de vacina para avaliação e atualização.

 Portadores de doenças crônicas precisam apresentar prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina.

 Professores: deverão apresentar documento que comprove o vínculo (contra-cheque ou crachá)

O SAS orienta que, além da vacinação, outras medidas de prevenção podem ser adotadas:

1. Higienização das mãos antes de tocar mucosas (olhos, boca e nariz) e após espirrar;

2. Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

3. Indivíduos doentes devem manter repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos adequada, além de evitar contato com outras pessoas em ambientes fechados e aglomerados;

4. Caso o indivíduo apresente febre, tosse, dor de garganta, falta de ar ou qualquer outro sintoma associado deve procurar atendimento médico para melhor avaliação.

Mais informações podem ser obtidas nos telefones: 3946-1054/1263.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.