Universidade capacita vereadores

A PUC Goiás, União dos Vereadores do Estado de Goiás (Uvego), Ministério Público e Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed) estão envolvidos em uma parceria que objetiva a implementação de políticas públicas nos municípios do estado de Goiás para prevenção e combate às drogas. As primeiras ações foram definidas na manhã desta sexta-feira, 9, durante reunião no Plenário da Sociedade Goiana de Cultura (SGC) e contempla a realização de cursos à distância para capacitação dos vereadores nas diferentes temáticas pertinentes à população, além da criação de observatórios para mapeamento das políticas públicas em Goiás envolvendo a temática das drogas.

Coordenador de Extensão da universidade, o prof. Leônidas Albano explica que o projeto contempla a atuação de todos os programas de educação continuada da PUC Goiás, já que outras temáticas serão trabalhadas com os vereadores , entre elas, o meio-ambiente, violência contra mulher, inclusão social, direitos humanos e idosos. O projeto terá alcance nos 246 municípios goianos por meio da atuação dos parceiros.

“Cada um tem uma função específica, mas o objetivo é fazer uma formação com todos os vereadores através de ferramentas à distância, de forma a criar conteúdos que possam ser utilizados nessas iniciativas, mas também em outras. Queremos produzir material audiovisual atemporal, para vários outros objetivos a serem atingidos”, ressalta.

O trabalho com os vereadores, de acordo com o coordenador, tem um papel estratégico, seja pela necessidade legal da criação de conselhos municipais, além da influência das câmaras em relação ao que é executado nos municípios: “os conteúdos acadêmicos precisam ser passados para os lugares de decisão. É uma função da extensão da universidade que tem uma responsabilidade de intervenção direta com os agentes que conseguem atuar e refletir”, pontua.

Presidente da Uvego, o vereador Ricardo de Oliveira, autor da iniciativa, pontua que o próximo passo da parceria será uma reunião com todos os vereadores do estado em Goiânia, com o objetivo de disseminar e incentivar o legislativo a abraçar a causa. “Vimos a necessidade de legislar não só as causas técnicas do município. Precisamos cuidar e olhar mais para o ser humano. As drogas são um mal presente em todos os municípios goianos e o número de dependentes aumenta mais. Precisamos ter grupos de enfrentamento e políticas públicas para trabalhar essa pauta”, esclarece.

Para operacionalizar a iniciativa do legislativo, a PUC entrará com a equipe técnica, que ministrará os cursos para os vereadores; o Ministério Público na parte de articulação e infraestrutura para criação do material utilizado no projeto e o Geed com a execução do termo de cooperação técnica entre os envolvidos. “A universidade poderá colaborar com tutores que ministrem aulas ou orientem rodas de diálogo e fóruns on line junto aos vereadores”, explica a coordenadora do Programa em Nome da Vida da universidade, profa. Iracema Gonzaga. Representantes dos programas de extensão da universidade também prestigiaram a reunião para fomentar as discussões e colaborar com as ações do projeto.

 

 

Fotos: Jota Junior

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.