Na Siap, escola debate desafios da docência

Os desafios enfrentados pelos docentes na contemporaneidade foram debatidos na noite desta terça-feira, 30, durante a abertura da programação da 42ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás. O assunto foi apresentado pela vice-reitora da universidade, profa. Olga Izilda Ronchi, que é mestre em Educação e graduada em Pedagogia. “Quero dar o pontapé para um diálogo, compartilhar algumas ideias e provocações”, explicou ela aos docentes da graduação e da pós-graduação que estiveram no Auditório da Escola.

A gestora lembrou o convite do Papa Francisco à cultura do diálogo para apontar esta prática como um dos desafios no âmbito educativo. “O diálogo entre os educadores, entre educadores e alunos e entre os próprios alunos”, enumerou, refletindo que a Siap é um momento fértil para dialogar.

Olga ressaltou que a universidade é um lugar de excelência e de aprendizagem, que só é possível em um processo autêntico de diálogo. “Cada um de nós tem seu percurso formativo, o que traz diferentes concepções de educação e de sociedade. Todos esses pensamentos diferentes devem nos convocar para essa atitude de diálogo de diferentes visões”, defendeu.

Integração

A programação da Siap na Escola de Formação de Professores e Humanidades foi aberta com um momento de confraternização – o Café com prosa – que reuniu os docentes em o coffee break no hall do Auditório. O diretor da EFPH, prof. Romilson Martins Siqueira, destacou que esta edição da semana de planejamento será marcada pela “unidade em torno dos debates na graduação e na pós-graduação”.

Os docentes da Escola receberam uma pasta com texto reflexivo e de boas-vindas, feitos pela direção colegiada e pela equipe da secretaria da EFPH, além de um calendário das atividades acadêmicas da graduação e da pós-graduação. “Coloque esse calendário no dia a dia de vocês, programem temas e contextualizem as aulas”, pediu.

Ele também apresentou o novo coordenador de Teologia, padre David Pereira de Jesus, e a nova coordenadora de Letras, profa. Hellen Suely Amorim, recém-empossados na gestão dessas graduações.

Programação

Até sexta-feira, 02, a programação da Siap será realizada nas 10 Escolas da universidade no Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA). No período da manhã, a tradicional Reunião de Gestores iniciou o semestre letivo, com encontro na Área 4 da instituição.

Na manhã desta terça-feira, 30, diretores, coordenadores de curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), bem como seus membros e docentes responsáveis pela Avaliação Interdisciplinar, participarão de uma reflexão acerca de Matrizes de Referência. A partir dessa atividade, em colegiado, todos os cursos vão analisar, refletir, discutir e atualizar as suas respectivas matrizes. As Escolas e o Instituto realizam ainda reuniões, colóquios, debates e oficinas.

Ao longo da 42ª Siap, todas as Escolas e o IGPA serão visitados por membros da Administração Superior para a apresentação do novo Regimento Geral da PUC Goiás.

Administrativos

Já para os funcionários administrativos, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) preparou a atividade integradora E quando o problema é a comunicação?, agendada para o dia 31 de janeiro, às 14 horas, no Auditório da Área 4.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.