PUC celebra nota máxima do curso de Enfermagem

A nota máxima do curso de graduação em Enfermagem da PUC Goiás, concedida pelo Ministério da Educação (MEC), foi celebrada nesta sexta-feira, dia 8, com cerimônia no Auditório da Área 4. O evento reuniu professores, alunos, egressos e membros da reitoria da instituição, entre eles o reitor da instituição, professor Wolmir Amado.

A nota 5 conquistada pelo curso foi divulgada no último dia 29, após visita da comissão de avaliação. O referido conceito é composto por diversos quesitos avaliativos de desempenho dos estudantes, entre eles, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.

Várias homenagens lembraram os profissionais que fizeram a história do curso, que completou 75 anos em 2017. Curso pioneiro da área da Saúde, primeiro no Centro-Oeste, já formou mais de 5 mil profissionais.

Segundo a coordenadora do curso, profa. Vanusa Claudete, a nota faz parte de uma história iniciada ainda em 1942, quando começa a graduação na Escola São Vicente de Paula. “Mostra a excelência do curso e avalia toda a estrutura da universidade, práticas, corpo docente, documentações em geral. É um fruto de um trabalho que completa 75 anos”.

O grande diferencial do curso, para ela, é a metodologia ativa usada desde 2006, onde o aluno, a partir do primeiro módulo, já é inserido na prática. “Já produz o próprio conhecimento. É um diferencial e é o futuro de todos os cursos da área da saúde. Nós somos pioneiros”, afirmou Vanusa. A avaliação do curso da PUC integra uma avaliação geral de todos os cursos de Enfermagem do Brasil e reclassificou a PUC após a última visita do Ministério, há duas décadas.

Para a coordenadora geral do Centro Acadêmico de Enfermagem, Déborah Evelyn, afirmou que o reconhecimento mostra os diferenciais e a dedicação e toda a equipe. “Tivemos contato com as avaliadoras e falamos da experiência do movimento estudantil e a participação na reforma psiquiátrica”.

Presente no evento, a pró-reitora de Graduação da PUC Goiás, Sônia Margarida Gomes, falou que a nota é um reconhecimento para todo o curso, professores com larga experiência profissional e um projeto de formação diferenciado e grande relevância com metodologias participativas e pioneiras. “Os enfermeiros formados na PUC são uma grande contribuição para Goiânia, Goiás e Brasil. A enfermagem é uma profissão extremamente importante para a vida das pessoas. É um profissional essencial, que se dedica à vida”.

Durante o evento, foi realizado desfile com uniformes usados em diferentes épocas e também foram apresentadas as ligas acadêmicas. Professores, funcionários e coordenadores receberam homenagem pela contribuição na nota 5.

A comissão avaliativa do Ministério esteve presente na universidade entre os dias 23 e 24 de novembro e, durante as visitas, foram considerados como pontos fortes a infraestrutura do curso, o apoio da Reitoria aos estudantes, currículos dos professores e a atuação dos acadêmicos na Rede de Atenção Básica, que compõe o projeto pedagógico da graduação.


Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.