Universidade é homenageada pelo apoio à população negra

O trabalho da PUC Goiás pela população afrodescendente no Estado foi reconhecido pela Câmara Municipal de Goiânia, em sessão realizada na noite desta segunda-feira, 27. Cerca de cem afroempreendedores, além de empresas e instituições que apoiam negócios que geram renda e oportunidade para negros, foram homenageados. Em Goiás, segundo a Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros (Ceabra) já são cerca de 453 mil empreendedores de origem afrodescendente, em diferentes segmentos de atuação, que divulgam e comercializam produtos voltados para a valorização da negritude e da cultura negra.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, lembrou que há mais de três décadas a universidade tem o Programa de Estudos e Extensão Afro-brasileiro (Proafro), que faz parte das ações permanentes da instituição. Além disso, os estudos sobre a África foram incorporados às matrizes curriculares, conforme exigência legal; existem inúmeras iniciativas ligadas ao Programa de Direitos Humanos (PDH) e a temática segue sendo trabalhada com pesquisas na graduação e na pós-graduação, aponta o gestor da universidade.

“Esse reconhecimento corresponde às causas que a universidade há décadas abraçou e empenhou-se em defendê-las, que alocou recursos, potencialidades, empenho, envolveu a academia, esteve em sintonia com os movimentos sociais e vem colaborando, claro, por um mundo de dignidade, de respeito para todas as etnias e faixas etárias. Quando a sociedade assim reconhece, é algo que leva a uma efetividade, a um comprometimento ainda maior, de nossa parte, do ponto de vista institucional, e aponta que estamos na direção certa. Um projeto educativo que se preze considera todas as dimensões da vida e o cidadão integralmente”, refletiu.

Calouro de Engenharia da Computação, o bissau-guineense Mário Fernando Ca, 32 anos, foi um dos homenageados. Bolsistas pelo Vestibular Social, ele mora em Goiânia há um ano, depois de quatro anos vivendo um Curitiba. “Trabalhei mediando a relação entre empresas de importação curitibanas com de países como Congo, Senegal e Costa do Marfim. Em Goiânia, estou atuando também com importação e abri uma empresa”, relata.

Ensino superior

O gestor da PUC Goiás apontou o Vestibular Social como uma ferramenta para a inclusão da população negra no ensino superior. O programa, criado pela universidade em 2010, oferta bolsas de 50% de desconto na mensalidade, até o final do curso. Segundo ele, grande parte dos ingressantes na instituição por meio dessa modalidade se autodeclararam afrobrasileiros. “É uma inclusão social e também étnica. Nós coparticipamos dos esforços, no País, pela valorização de todas as etnias”, frisou.

Hoje, a universidade tem quatro estudantes de graduação oriundos do continente africano, por meio do Programa de Estudantes de Graduação (PEC-G), do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Em maio, durante a Jornada da Cidadania, assinou convênio de intercooperação internacional com o Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela, da Angola. A parceria garantirá intercâmbio de professores, publicações e experiências.

Trabalho e renda

O vereador Rogério Cruz ressaltou o trabalho da PUC Goiás no apoio aos afroempreendedores, aumentando as possibilidades de renda e emprego para os negros do Brasil. Citando levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de 2015, com base na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), ele citou que em uma década o número de negros que empreendem subiu 29%.

“São afroempreendedores que buscam seu espaço, buscam informações e conhecimento para tirar suas ideias do papel e fortalecer as políticas de combate à discriminação racial, que infelizmente é muito grande”, afirmou.

A superintendente Executiva dos Direitos Humanos da Secretaria Cidadã de Goiás, Onaide Santillo; e o secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo Júnior, também estiveram na homenagem.

Fotos: Wagmar Alves
PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.