Intercambistas estrangeiros são recebidos na PUC Goiás

O semestre de 2017/2 marca um recorde na política de internacionalização da PUC Goiás com a recepção de 11 estudantes estrangeiros em diversos cursos de graduação. Eles foram recebidos nesta quarta-feira, 6, pelo reitor da universidade, professor Wolmir Amado, diretores das escolas e coordenadores para as boas-vindas à Goiânia e aos câmpus da instituição.

Os oito estudantes recém-chegados são da Universidade de Calgary (Canadá), Sevilha (Espanha), Liége (Bélgica) e Querétaro (México). Eles vão ficar, no mínimo, durante seis meses cursando Pedagogia, Administração, Direito e Psicologia. Outros três são alunos beneficiados pelo Programa de Estudantes Convênio de Graduação e irão cursar Engenharia da Computação, Fonoaudiologia e Psicologia integralmente na PUC Goiás. Eles são de Benim, Cabo Verde e Peru.

Para Jemina Miracle O’Brien, que já está na PUC desde 2016, a experiência longe de Lima, onde mora a família no Peru, é de crescimento. Mais empolgada no 4º período do curso, ela já aprendeu a língua portuguesa e conta com os colegas e os professores do curso de Psicologia para garantir a adaptação ao Brasil e à graduação.

O mesmo caminho seguirá agora Cynthia Rubi Rodriguez, que desembarcou do México para cursar Administração. Ela escolheu a universidade após ampla pesquisa e espera somar conhecimento ao curso que já fazia na Universidade Autônoma de Querétaro. A primeira impressão foi de acolhimento por toda a equipe da PUC Goiás.

O assessor de Relações Internacionais da PUC, professor Paulo Gonzaga, afirma que o desafio de recepção do grupo é excelente para o processo de internacionalização. “A PUC está se tornando um polo para a formação de alunos estrangeiros com o apoio das escolas no acolhimento e no desenvolvimento destes alunos”. Para isso, as atividades e as avaliações são adaptadas aos novos estudantes. Outra medida é a oferta de aula de português pela PUC Idiomas.

O diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidade, professor Romilson Siqueira, recebe as três alunas da Universidade de Calgary para cursar Pedagogia. Para ele, a presença das canadenses reforça o compromisso da instituição com a mobilidade estudantil e favorece a troca cultural e intelectual entre os países. O intercâmbio foi criado a partir de um projeto entre as instituições que prevê formação cultural e profissional, incluindo experiências com a escola pública no Brasil.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.