Medicina realiza Cerimônia do Jaleco

O Centro Acadêmico de Medicina da PUC Goiás realizou nesta sexta-feira, 25, no auditório da Área 2 (Praça Universitária) a Cerimônia do Jaleco – aula inaugural do curso que reúne gestores, professores, veteranos, calouros e familiares – para um momento de acolhida, integração e partilha de conhecimentos sobre a profissão médica. O evento foi aberto pelo diretor da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas da PUC Goiás, prof. Wilson de Melo Cruvinel, que destacou a importância da iniciativa: “é uma forma que o CA tem de acolher os calouros que iniciam o curso. Eles têm uma preocupação e um cuidado de passar todos os detalhes e necessidades da carreira, além de trazer professores que são referência para formação dos alunos”, refletiu.

Um dos momentos-chave da cerimônia é a entrega dos jalecos aos calouros, realizada pelos próprios pais. Para a coordenadora do curso, profa. Luciana Leite Pineli Simões é um ato simbólico para o estudante, já que o jaleco representa a profissão, assim como o cuidado em relação às atitudes e os relacionamentos. “Nós temos que saber como usá-lo e na Medicina temos um código de ética, assim como um conjunto de comportamentos, de normas. É um simbolismo para a profissão da área da Saúde”, ressaltou.

Além de conhecer professores, representantes do CA e instituições parceiras, os novos alunos também vivenciaram uma dinâmica chamada Círculo de Fogo. Neste momento, todos foram convocados a acender uma vela que simboliza a profissão. “Como médico, não podemos deixar a chama morrer. Escolhemos a Medicina para viver uma vida por ela, a partir dela”, declarou o presidente do CA, Gabriel Santos de Castro.

O eixo teórico-metodológico do curso envolve o tripé da atenção, gestão e atenção à saúde, a partir de uma formação humanística na relação médico-paciente. “Queremos que nosso aluno tenha uma capacidade de olhar para o outro em um processo de saúde ou de doença, cuidando do paciente de uma forma integral: não é uma escuta de um coração ou de um pulmão, mas de uma pessoa que sofre, que anseia pela sua saúde, recuperação e alívio”, instigou a profa. Luciana.

O sentimento de acolhida pautou a experiência vivenciada pelos novos estudantes e seus respectivos pais. “É uma sensação de alegria, estamos esperando por isso há algumas semanas e o evento foi preparado de uma forma muito especial, é uma sensação de dever cumprido”, disse a caloura Lillian Morais.

(Com colaboração do estagiário do curso de Jornalismo, Gabriel da Silva Araújo)

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.