PUC Goiás participa da entrega de 10 mil Bolsas Universitárias

A PUC Goiás participou da solenidade de entrega de 10 mil Bolsas Universitárias a alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) goianas, na tarde desta terça-feira, 8. Graduandos de Goiânia e do interior do Estado lotaram o Ginásio Goiânia Arena, onde assinaram o contrato de concessão do benefício e, depois, acompanharam palestra com o filósofo e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leandro Karnal.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, falou em nome dos dirigentes das 75 instituições cadastradas no Bolsa Universitária.  Ele disse que testemunhou a criação do programa, há 18 anos, época em que o ensino superior enfrentava grandes desafios, sobretudo relacionados à permanência na universidade.

“Poucos programas (como o Bolsa Universitária) existiam no Estado e no Brasil. Era uma novidade extraordinária. Há quase 20 anos tenho acompanhando pessoas que chegaram às portas da universidade e puderam permanecer. Tiveram o direito ao acesso e, principalmente, à permanência”, comemorou.

Aos novos beneficiados, o reitor lembrou a própria trajetória, de origem rural e interiorana, para incentivar os universitários a aproveitarem a oportunidade. “Vamos fazer jus a essa bolsa, a esse curso, abraçá-lo com força. Esse é um recurso que vai ajuda-los no seu crescimento, na sua emancipação, na sua história de vida”, declarou.

Investimento em formação

Neste semestre, foram ofertadas 9 mil bolsas parciais e mil integrais.  Ao todo, estudantes de 224 municípios goianos são beneficiados e 1.200 entidades parceiras recebem os alunos para o cumprimento da contrapartida.

Desde 1999, quando foi criado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o Bolsa Universitária atendeu 180 mil estudantes. Durante a solenidade, o governador Marconi Perillo anunciou a abertura das inscrições do programa na sexta-feira, 11. As vagas são para o próximo semestre, quando outras 10 mil bolsas serão ofertadas. Segundo ele, a meta é chegar a 200 mil até o final de 2018.

“Não há nada mais importante do que investir na formação superior, na capacidade humana. É com a formação que o filho do pobre, do trabalhador, tem condições de competir com alguém com melhores condições financeiras”, analisou, citando ainda que o fomento “ao desenvolvimento científico e tecnológico” proporcionado pela iniciativa da OVG.

A presidente de honra da OVG, a primeira-dama Valéria Perillo, parabenizou os contemplados pelo benefício e lembrou que, ao se formarem, os hoje universitários darão retorno ao Estado. “Goiás investe R$ 82 milhões por ano no Bolsa Universitária. É um programa consolidado e reconhecido por toda a sociedade goiana”, frisou.


Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.