História abre semana científica com palestra sobre Machado de Assis

A pesquisa sobre a obra de Machado de Assis foi tema da conferência de abertura da V Semana Científica de História da PUC Goiás, na noite desta segunda-feira, 19, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH). O assunto foi abordado pela profa. Raquel Campos, da Faculdade de História (FH) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Egressa da instituição, ela estuda o autor brasileiro desde a graduação e desenvolveu uma metodologia sobre como estudar a literatura machadiana do ponto de vista histórico. “Sempre trabalhei com Machado de Assis”, explica.

Segunda ela, o modo mais conhecido de abordagem do trabalho do escritor coloca em perspectiva a presença da imagem do Brasil nas obras. “Minha perspectiva é desvinculada dessa questão de nação. No lugar, coloco o que ele entende por história e quem pode ser o sujeito dessa história”, frisa.

Programação

Realizada semestralmente, a Semana Científica de História segue até sexta-feira, 23, com apresentações de egressos, graduandos e de pós-graduandos da PUC Goiás, da UFG e do Instituto Federal (IFG).

O coordenador do curso de História da instituição, prof. Ivan Viera, explica que a ideia é apresentar as possibilidades de pesquisa para os alunos da graduação, por meio de minicursos e comunicações apresentadas por egressos, graduandos e pós-graduandos. “Vamos mostrar nossas práticas de pesquisa”, diz.

Nesta terça-feira, será realizado um minicurso sobre História Medieval no período da manhã e da tarde. A noite, haverá apresentação de monografias. Já para a quarta-feira estão previstas sessões de comunicação à tarde e defesas de monografia e apresentações de relatos de experiência do estágio obrigatório do curso. Na quinta-feira, a programação traz minicursos de manhã e a noite, além de apresentações de monografia.

O encerramento será na sexta-feira, a partir das 17 horas, no Pátio da EFPH, com exposição dos pôsteres de alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e com a premiação das melhores monografias apresentadas.  Para mais informações, clique aqui.

Estudante do 6º período, Maicon Pereira dos Santos, 25 anos, vai aproveitar a Semana para acompanhar as apresentações dos trabalhos finais de curso. “Estou com muita dúvida (sobre a monografia), participei da outra edição e gostei muito. Dessa vez,, vou acompanhar novamente como ouvinte”, explica.


Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.