PUC Goiás assina convênio de intercooperação com instituição angolana

A PUC Goiás tem convênio inédito de intercooperação internacional com o primeiro país do continente africano. Firmada no penúltimo dia da Jornada da Cidadania 2017, durante solenidade na sede da Reitoria, no Câmpus II, a parceria garantirá intercâmbio de professores, publicações e experiências com o Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela. O convênio foi assinado pelo reitor Wolmir Amado e pelo diretor geral da instituição angolana, padre Amadeu Ngula.
Desde segunda-feira, 22, representantes do instituto e do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola estão em missão em Goiânia para conhecer a PUC Goiás e o formato da Jornada da Cidadania. Eles mostraram atenção especial com o curso de Mestrado em Serviço Social, área de atuação importante para o país onde estão as instituições, pela carência e desigualdade social.
Países irmãos devido às raízes históricas e à língua portuguesa, Brasil e Angola vão ter nas universidades uma nova forma de aproximação e cooperação. “A partir do próximo ano já vamos ter ações concretas. Por exemplo, nós vamos ajudar o instituto a montar o programa de mestrado em Serviço Social e a base desse programa será a nossa experiência”, explicou o assessor de Relações Internacionais, professor Paulo Gonzaga, que também acredita na possibilidade de intercâmbio de alunos.
Paulo explicou que uma das possibilidades é usar o Programa de Estudantes – Convênio Graduação, do Ministério da Educação, que prioriza e incentiva a recepção de alunos africanos nas universidades brasileiras. A PUC Goiás já está habilitada a usar o programa. Outra área de interesse da instituição é a produção gráfica. Eles visitaram as estruturas da gráfica e da editora da PUC Goiás. “Eles ficaram impressionados com a quantidade de obras e artigos publicados pelo nosso corpo docente”.
A nova parceira da PUC Goiás tem apenas 10 anos, 8 cursos de graduação, 3.100 alunos e 82 professores. Para o padre Ngula, o exemplo da instituição goiana e a experiência dos 60 anos podem ser diferenciais na construção do instituto, apesar da distância. “Ela encurta-se pela tradição da própria língua. É uma instituição por ser católica tem também essa similaridade. Podemos aprender e perseguir o mesmo processo e chegar aos patamares que já chegaram”, garantiu.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.