Orientação e prevenção na Estação Saúde

Destaque entre as 17 estações da Jornada da Cidadania 2017, a Estação Saúde é uma das mais procuradas pelo público, já no primeiro dia da programação. Os serviços gratuitos e o contato com profissionais e alunos da área de Saúde são um dos atrativos dos visitantes do Câmpus II da PUC Goiás, que ficam abertos até o dia 26. Eles buscam ter acesso a informações, orientações e serviços, como vacinas, exames e encaminhamentos.

A dona de casa Fernanda Vilela veio com o filho Arthur, 2 anos, para a Jornada. Moradora da Chácara Bela Vista, ela escolheu a Estação Saúde como a sua primeira parada, onde fez o teste de glicemia e aprendeu sobre a higienização das mãos. “É um dia para vermos como está a saúde e passear com as crianças”, explicou ela, que estava acompanhada do marido e dos filhos.

Outra que buscou os serviços de saúde, em especial a vacina contra a gripe, foi Eliane Belo, que estava acompanhada da filha e da neta. “Minha filha veio fazer a união estável, enquanto isso eu aproveito com minha netinha e cuido da saúde”, explicou a dona de casa, que já esteve três vezes na Jornada organizada pela PUC Goiás e pela Arquidiocese de Goiânia.

A acadêmica de Enfermagem Juliana Neves, do 4º período, participou do grupo que orienta o público sobre a higienização das mãos. Os visitantes foram convidados a lavar as mãos e depois, em maquinário, percebem se realmente ficaram limpas. “Depois orientamos sobre o procedimento correto”, afirmou. Juliana participa das atividades de orientação do curso, mas também aproveita os outros serviços oferecidos na Jornada.

As visitantes foram atendidas na Estação Saúde por alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Fonoaudiologia, Farmácia, Psicologia, Nutrição e Medicina ficarão responsáveis por diversos serviços gratuitos de atenção à saúde com parceria da Secretaria Municipal da Saúde e Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

Coordenadora da Estação da Saúde, professora Karlla Greick Penna, afirma que os alunos do curso de Saúde têm oportunidade de colocar em prática o aprendizado teórico junto ao público da Jornada. “A carência de atendimentos na área de saúde, de forma geral, em toda a cidade, é que atrai os pacientes. E temos vários tipos de atendimento que envolvem várias profissões”. O desafio dos alunos é oferecer a promoção da saúde para o público com linguagem acessível e acolhimento.

Ligas

Aluna do 5º período de Medicina, Bárbara Alves, participou da Jornada junto à Liga Acadêmica de Neuropsiquiatria. O grupo ofereceu orientação ao público sobre prevenção ao suicídio. “Oferecemos orientações para todos de como podem evitar e procurar ajuda em casos como esse, lembrando que é considerada emergência para saúde a possibilidade de suicídio”. Diante do tema tabu, ela e os colegas receberam orientação e capacitação dos professores antes do atendimento. No contato com dois casos de pessoas com familiares depressivos, trocaram experiências e orientaram sobre os riscos de cada caso.

Outra liga que participa da Jornada da Cidadania 2017 é a Liga Acadêmica de Microbiologia, que participa de duas estações: Saúde e Profissões, mostrando a importante do biomédico para a comunidade. No local, os alunos de Biomedicina mostram o desenvolvimento de fungos e bactérias. O presidente da liga, Matheus Mota, explicou que a partir da observação o público saberá como ocorrem as infecções e como prevenir doenças. Além disso, as ligas da Biomedicina realizaram exames, como teste de glicemia. “Esse papel de estar presente com o cidadão possibilita trazer a teoria para a prática”.

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.