Maior evento comunitário da PUC oferece serviços e atividades gratuitas

Mais de 3 mil voluntários já estão mobilizados para o maior evento comunitário da PUC Goiás realizado em conjunto com a Arquidiocese de Goiânia: a Jornada da Cidadania que será realizada de 24 a 27 de maio, no Câmpus II da universidade, incluindo as estruturas do Centro de Convenções PUC, Memorial do Cerrado e Complexo Poliesportivo. Com a parceria do poder público, a instituição oferece centenas de serviços e atividades gratuitas nas áreas de saúde, meio ambiente, engenharia, cultura, educação e cidadania durante a programação, que inclui a Feira da Solidariedade e os Jogos Universitários, para a população carente da Região Metropolitana de Goiânia.

O público poderá contar com serviços gratuitos como exames, vacinas, expedição de documentos, assistência jurídica, doação de plantas, entre outros, nos três primeiros dias do evento. No dia 27, a Feira da Solidariedade e o Memorial do Cerrado estarão abertos para visitas. A programação ainda contará com atrações musicais, como o show de Amado Batista e Di Paullo e Paulino, no dia 24, com gravação de programa para a Rede Aparecida.

O evento será aberto no dia 24 de maio logo após a celebração da missa da Padroeira de Goiânia, Nossa Senhora Auxiliadora, na capela da Vila Cenográfica do Memorial do Cerrado. As atividades serão oferecidas em 17 estações: Saúde, Jurídica, Formação de Professores, PUC Idiomas, Profissões, PUC Linhas Aéreas, Solidariedade, Beleza, Descarte Consciente, Conecta PUC, Parque da Criança, Arte e Cultura, Vida e Natureza, Gourmet Cora Coralina, Construção, Memorial do Cerrado e Povos do Cerrado. Paralelamente será realizada a Feira da Solidariedade, com a exposição do trabalho de diversas entidades religiosas, os Jogos Universitários, a Semana dos Povos Indígenas e a Mostra de Produção do Conhecimento.

São novidades nesta edição as estações Conecta PUC, que oferecerá serviços de tecnologia e empreendedorismo para o público, e Povos do Cerrado, que receberá a programação da Semana dos Povos Indígenas com o tema Biodiversidade, culturas e tecnologias como resistências contemporâneas. No local, o público terá acesso a apresentações culturais e oficinas, exposições fotográficas e mostra audiovisual.

Segundo a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil e coordenadora-geral da Jornada, Márcia de Alencar Santana, o evento também reforçará o papel dos voluntários. Entre as novidades estão a Estação da Solidariedade, onde serão recebidos roupas e alimentos não perecíveis que, após o evento, serão doados para as obras sociais da Arquidiocese de Goiânia. Já a Estação Descarte Consciente vai receber lixo eletrônico para descarte adequado.

História
Em 2013 foi realizada a primeira edição da Jornada da Cidadania, que passou a reunir em um só evento a Semana de Cultura e Cidadania e a Semana do Folclore, iniciativas pioneiras da universidade; e a Feira da Solidariedade, da Arquidiocese de Goiânia. Até 2012, foram realizadas oito edições da Semana de Cultura e Cidadania. No total, são 12 edições do evento fortalecidas pelas parcerias com prefeituras municipais e Governo do Estado. A partir de 2015, a Jornada passou a incluir também os Jogos Universitários e a ser sediada no Câmpus II da PUC Goiás.

SERVIÇO
O que: Jornada da Cidadania
Quando: De 24 a 26 (serviços gratuitos) e 27 de maio (visitação livre)
Onde: No Câmpus II, no Jardim Mariliza
Informações para imprensa: Divisão de Comunicação Social da PUC Goiás
Contato: 3946-1010

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.