Exposição na PUC integra programação da Semana de Museus

De 15 a 20 de maio, a PUC Goiás integra a programação da 15ª Semana de Museus junto a museus e instituições de todo o País. Evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, a programação traz o tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus. A temporada movimenta mais de 450 cidades com exposições, palestras, mesas-redondas, visitas mediadas, shows e uma série de atividades especiais.

Na PUC Goiás, a abertura oficial foi realizada na manhã desta segunda-feira, 15, no Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC) com a exposição O dito e o não dito na história de Goiás nos séculos XIX e XX: cotidianos e sociabilidades, que traz utensílios e objetos do cotidiano que remontam à história do estado.

Na abertura, o diretor do IPEHBC, Eduardo José Reinato, foi acompanhado do professor Lorenzo Lago, chefe de gabinete e da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Milca Severino, para apresentar a novidade à comunidade universitária. A professora Milca Severino elogiou a construção da exposição e convidou a comunidade universitária para aproveitar todo o conhecimento exposto no local. “Para nossos estudantes e pesquisadores é um locos importantes, onde põem agregar informações e conhecimentos sobre museu ao seu trabalho e aos seus objetivos” explicou ela.

Coordenador da programação na PUC Goiás, o professor Eduardo José Reinato explicou a importância de mostrar ao público como objetos triviais, como uma boneca, podem também serem guardiões de memórias e histórias. “A exposição traz essa dialética entre aquilo que é falado e o que não é falado em uma exposição em um museu, não só naquilo que está exposto, mas também naquilo que permite a interpretação por parte do público”, afirmou ele.

A exposição ficará aberta à comunidade em maio e junho. Já no dia 17, a partir das 8 horas, será ministrada a oficina Noções de Paleografia e Diplomática em documentos particulares dos séculos XVIII ao XX, no IPEHBC. No Museu PUC, a programação começa no dia 17, às 18 horas, com a oficina Imagens como possibilidades de análises em performances culturais – narrativas ditas e não ditas, visíveis e não visíveis. No dia 19, a partir das 19 horas, ocorre a performance O dito e o não dito na história de Júlia Pastrana.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.