Colóquio reúne pesquisadores da Psicologia Social

A crise do capital e o agravamento das desigualdades sociais no Brasil foi o tema que abriu as discussões do II Colóquio de Psicologia Sócio Histórica, uma realização da PUC Goiás, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp), e UFG. O assunto foi abordado pela professora da UNB, Ivanete Salete Boschetti, durante palestra de abertura realizada na manhã desta quinta-feira, 6, no auditório da Área 4 (Praça Universitária).

De acordo com a pesquisadora, a Psicologia tem um ramo cada vez mais atuante no campo das políticas sociais, investigação que exige uma compreensão da realidade brasileira para uma intervenção social multidisciplinar.

“O Brasil é um país muito desigual, então discutimos sobre as causas e tendências neste contexto de crise do capitalismo mundial que atinge não só aqui, mas outros países da América Latina. É uma tentativa de explicar como essas desigualdades se forjam e se desenvolvem no Brasil, como também a possibilidade de ajudar a contribuir nas possibilidades de intervenção na realidade”, ressaltou. A docente titular da PUC de São Paulo, Bader Sawaia, deu continuidade às discussões no turno vespertino, por meio da palestra Questões psicossociais em contexto de desigualdade social, encerrando a programação do primeiro dia.

Pró-reitora de Graduação da PUC Goiás e integrante da comissão organizadora do evento, a profa. Sônia Margarida destacou que o Colóquio é fruto de um GT de Psicologia Social da Anpepp que promove um encontro de dois em dois anos. Todavia, neste período os membros organizam outras atividades para socializar suas pesquisas e discussões – e o Colóquio consta nesta agenda de trabalho. No primeiro dia da programação, as palestras foram abertas a toda comunidade acadêmica e, nesta sexta-feira, 7, serão destinadas, exclusivamente, aos pesquisadores do GT e convidados.

“Estamos recebendo um grupo, constituído por professores das mais diversas realidades brasileiras, desde Santa Maria até o Rio Grande do Norte. Eles são oriundos de instituições públicas federais, estaduais e das PUCs do Brasil. É um GT bastante expressivo da produção da Psicologia Sócio Histórica Brasileira”, afirmou a pró-reitora.


Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.