Encontro com pesquisadores da comunidade Kalunga começa amanhã (30)

A PUC Goiás recebe a partir desta quinta-feira (30) o III Encontro dos Pesquisadores da Comunidade Kalunga. A programação ocorre das 08h às 22 horas, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da instituição, no Setor Leste Universitária. Com o tema Igualdade Racial e Direitos Humanos: Cultura, Trabalho e Cidadania, a programação ocorre também no dia 31 de março, no mesmo local e horário. A realização é da universidade, por meio do Instituto Dom Fernando (IDF), do Programa de Pós-Graduação em História, com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope).

A abertura será às 09 horas, com a participação de representantes da comunidade e da PUC Goiás. Em seguida, haverá debate sobre o tema Comunidade Kalunga frente ao novo cenário: Direitos, violação de direitos e ações governamentais e não-governamentais.

A coordenadora do projeto Turismo Sustentável e Infância do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), Iara Brasileiro, comandará a mesa de debate. Participam o jornalista de O Popular, Cleomar Almeida; o representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Denildo Rodrigues (Bico); a superintende executiva da Mulher e Igualdade Racial, Glaucia Teodoro Reis; e o presidente da Associação Quilombo Kalunga, Vilmar Costa.

O encontro continua os debates realizados nas duas primeiras edições – em 2011 e 2015, organizadas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Iesa), cujo objetivo foi dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores e articular uma rede de pesquisadores sobre a comunidade Kalunga e seu território.

Neste ano, o encontro reflete sobre as recentes mudanças no cenário político e econômico que ensejam preocupações em relação à atuação governamental e produção de políticas públicas, frente às demandas apresentadas pelas comunidades quilombolas. Também busca refletir sobre a recente exposição da comunidade na mídia em função de denúncias de exploração sexual e trabalho escravo.

Mais informações no site do evento.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.