Letras discute acordo ortográfico e obra de Machado de Assis

O ex-embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Lauro Moreira, foi o convidado do curso de Letras da PUC Goiás na noite desta quinta-feira (23). Palestra ministrada aos alunos no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades abordou as implicações políticas do Acordo Ortográfico assinado em 1990 e discutiu a obra do escritor brasileiro Machado de Assis.

De acordo com o coordenador da graduação, prof. Divino José Pinto, o evento antecipa mudanças no projeto pedagógico do curso. “Os alunos vão reviver todo o processo e se atualizar sobre o estado da ate da reforma ortográfica, o percurso e os percalços dessas mudanças. Ao falar de Machado de Assis, Lauro abre uma discussão que está no nosso projeto pedagógico: a relação entre a literatura brasileira e a produzida nos outros oito países de língua portuguesa”, explica, informando que duas disciplinas devem se dedicar ao assunto.

A diretora do Sistema de Bibliotecas (Sibi) da PUC Goiás, Custódia Annunziata, apresentou o currículo do ex-embaixador dos alunos. Goiano de Anápolis, “ele dedicou a vida e a carreira à promoção da cultura, da arte de modo geral e, principalmente, dos valores goianos”, enfatizou.

Moreira, além da carreira na diplomacia, esteve presente nas artes cênicas – como ator, autor e diretor – no cinema, como documentarista, e na fotografia, sendo premiado em concursos nacionais.

Debate
Durante a palestra, o ex-embaixador ressaltou a força da língua portuguesa no mundo e citou a importância do Acordo Ortográfico para o intercâmbio no espaço lusófono. “Ela é a terceira no número de falantes no mundo ocidental, hoje. Está presente em quatro continentes e é língua oficial de oito países. Curiosamente, nenhum dos países faz fronteira com outro. Mesmo assim, a língua consegue manter-se viva”, declarou.

Ele classificou a obra machadiana como “a maior glória do Brasil até hoje” e falou sobre a inovação, universalidade e a atualidade do trabalho do escritor.

Fotos: Ana Paula Abrão


Fotos: Geovanna Lemes

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.