Universidade é condecorada no Dia Mundial da Água

A PUC Goiás e a Arquidiocese de Goiânia foram homenageadas nesta quarta-feira, 22, com a Comenda Berço das Águas, concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) às instituições e pessoas engajadas na causa da preservação do meio ambiente.

As medalhas foram entregues pelo governador de Goiás Marconi Perillo, ao reitor da instituição, prof. Wolmir Amado e ao arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, durante solenidade em comemoração ao Dia Mundial da Água, no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco. No mesmo evento, a universidade e o governo estadual, por meio da Secima e da Saneago, assinaram um termo técnico de cooperação que prevê o intercâmbio de estudos e pesquisas sobre os recursos hídricos em Goiás.

Ao ser condecorado com a medalha, o reitor expressou gratidão pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela universidade, além de ser uma forma de reiterar a missão e o compromisso para a causa do meio ambiente. “A universidade está profundamente inserida nessas iniciativas que o Estado vem tomando na preservação, cuidado e utilização racional das águas em Goiás, particularmente, na região metropolitana. Acompanhamos com preocupação a crise hídrica mundial e vemos que temos uma corresponsabilidade pelo cuidado para com as águas na região, iniciativa que está em comunhão com a Campanha da Fraternidade”, refletiu o gestor.

Ele também destacou o olhar da PUC para a causa através do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que tem ênfase no meio ambiente, além das inúmeras pesquisas desenvolvidas pelos cursos de graduação e pós-graduação na área de Ciências Ambientais e Engenharias.

Arcebispo metropolitano, dom Washington Cruz, concedeu aos presentes a benção em Ação de Graças pelo Dia Mundial da Água, além de fazer uma reflexão teológica sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Para isso citou a encíclica Laudato Si, de autoria do papa Francisco, que descreve a preocupação da Igreja em relação às causas ambientais, além de mencionar passagens bíblicas no Novo Testamento, em que o próprio Cristo, ao considerar a importância vital da água, se revela como fonte de água viva. Neste ano, a CF reflete o tema Biomas brasileiros em defesa da vida e o lema Cultivar e guardar a criação.

Iniciativas
De acordo com o secretário da Secima, Vilmar Rocha, o termo de cooperação assinado com a universidade é um passo concreto para que, ao longo deste ano, sejam promovidas uma série de iniciativas, projetos e ações em favor do debate e estudo sobre o Cerrado. Na solenidade, ele apresentou oficialmente ao governador o Plano Estadual de Recursos Hídricos, já encaminhado à Casa Civil, que tece um diagnóstico e uma análise da questão hídrica em Goiás. O governo também anunciou o lançamento de edital para contratação de empresa que fará a revisão do Plano de Manejo da Apa do João Leite.

Marconi, ao refletir sobre o Dia Mundial da Água, mencionou algumas políticas estaduais em prol de todas as questões que envolvem os recursos hídricos, entre elas, o fomento aos pequenos proprietários rurais para que cuidem das nascentes dos rios,  cumeeiras das águas brasileiras, que abastecem as três principais bacias hidrográficas do Brasil (Prata, Amazonas e São Francisco).

Sobre a Comenda, que também foi entregue ao ex-presidente da Saneago José Taveira, e ao engenheiro José Ubaldo Teles, Marconi destacou o empenho institucional da PUC Goiás e da Arquidiocese de Goiânia para as causas ambientais. “São instituições absolutamente comprometidas com a preservação do meio ambiente, redução do Efeito Estufa e tantas outras políticas referentes às mudanças climáticas. Destaco o engajamento pessoal deles [ reitor e arcebispo], homens cultos, sensíveis e absolutamente comprometidos com a causa humana”, declarou o governador, fazendo uma homenagem, também, ao arcebispo emérito de Goiânia, dom Antônio Ribeiro de Oliveira, falecido no final de fevereiro.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU no dia 22 de março de 1992. Em função deste marco, anualmente, além das discussões que contextualizam o uso racional da água, também são anunciadas medidas de preservação dos recursos hídricos, em diversos lugares do mundo.


Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.