Exposição sobre Confaloni recebe visitantes até dia 30

A exposição Centenário Confaloni, com parte do acervo do artista e religioso italiano considerado um divisor de águas na história das artes em Goiás, está aberta ao público até o dia 30 de março, na Galeria PUC, na Área 3. A visitação ocorre das 9h às 12 horas e das 15h às 20 horas, de segunda a sexta-feira. O espaço receberá escolas do município com visitas agendadas e será oferecida oficina gratuita de Arte e Educação. Estão expostas 51 pinturas a óleo e 20 reproduções de desenho.

A exposição foi organizada pelo diretor da Escola de Artes e Arquitetura da instituição, prof. Marcelo Granato. A curadoria é da profa. Nancy de Melo Pereira, e da aluna de Design, Tainá Guimarães Coelho. Entre as obras, a docente cita um conjunto de madonas, no final do percurso da exposição, que traduzem a relevância das artes de Confaloni. “Houve uma influência estética no trabalho de alguns alunos e vemos, nesta exposição, o desenvolvimento do conjunto da obra. Vai ter um significado histórico tanto tempo depois”, explica a curadora.

Histórias cruzadas
Confaloni veio da Europa para Goiás na década de 1950, quando já era um artista e trouxe uma nova fronteira para as artes plásticas. Ainda na mesma década, ajudou a fundar a Escola de Belas Artes de Goiás, que depois se tornou parte da Universidade de Goiás, hoje PUC Goiás. Os desenhos, além da inspiração religiosa, trouxeram novos conceitos para a representação artística no Estado.

Para o reitor da universidade, prof. Wolmir Amado, a exposição reconhece e homenageia as origens da instituição, que contou com a participação do frei. “Ao celebrarmos o centenário de nascimento e os 40 anos de falecimento, a universidade, com essa exposição, com a participação no Museu Confaloni (que será instalado na cidade de Goiás) e também na exposição internacional, ela, de alguma maneira se revisita em suas origens. Ela se reconhece. Confaloni é uma das expressões de suas origens. Então a universidade, ao revisitar Confaloni, revisita a si própria.”

Parceria
A exposição Centenário Confaloni faz parte de uma parceria entre a Sociedade Goiana de Cultura (SGC), mantenedora da PUC Goiás, e a Ordem dos Pregadores (Frades Dominicanos), que são responsáveis pela conservação e exposição pública do acervo atual. Na sequência, o mesmo integrará o museu permanente da obra do frei, na Casa Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Goiás, que terá projeto conjunto das duas instituições.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.