Universidade realiza Mérito Acadêmico e homenageia 294 estudantes

A PUC Goiás realizou, nesta terça-feira, 3 de junho, a 15ª edição do Mérito Acadêmico, uma das cerimônias mais significativas do calendário institucional. O evento ocorreu no Centro de Convenções da universidade, no Câmpus II (Jardim Mariliza), e foi presidido pela reitora, professora Olga Izilda Ronchi.
Nesta edição, 294 estudantes de todos os cursos de graduação foram homenageados pela excelência no desempenho acadêmico. Cada um recebeu, das mãos da Reitoria, um certificado oficial que será registrado no histórico escolar, marcando a trajetória de destaque ao longo da graduação.
Para a pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes Sousa, o Mérito Acadêmico representa uma meta para muitos estudantes desde o ingresso na universidade. “Eles sabem que o mérito vem registrado no histórico escolar, o que é um diferencial em qualquer processo seletivo, seja para emprego ou para a pós-graduação. Mais do que a nota, o importante é a experiência do estudante que se dedicou, e a nota é consequência desse processo”, destacou.
A professora também ressaltou a consolidação do evento ao longo dos anos: “Já tivemos quase seis mil estudantes contemplados ao longo dessas 15 edições, o que mostra um enraizamento. A cada semestre, vemos uma mobilização dos estudantes pela obtenção dessa honraria”.
A reitora Olga Izilda Ronchi reforçou o caráter coletivo da conquista: “A PUC homenageia hoje, com muita alegria e brilho, esses estudantes que se destacaram no percurso acadêmico. Celebramos também as famílias e educadores que contribuíram para que esse momento fosse possível. A aprendizagem é um ato coletivo; ninguém aprende sozinho. O conhecimento se constrói em rede, no compartilhamento e no acúmulo histórico da produção científica”, afirmou.
Ela destacou ainda que a honraria não deve ser vista apenas como realização pessoal, mas como um compromisso social: “Esperamos que esse destaque não seja para uma vaidade pessoal, mas que reafirme o compromisso desses jovens com a produção de uma ciência enraizada no compromisso social, para melhorar as condições de vida das pessoas, construir uma sociedade menos desigual e mais fraterna”.
A graduação como escolha de vida
Mais do que um rito e uma certificação formal, o Mérito Acadêmico também é também a celebração de histórias de superação, escolhas vocacionais e trajetórias construídas com esforço e amor ao conhecimento. Por trás de cada nome homenageado, há uma vivência singular, marcada por desafios e conquistas que refletem o compromisso com a formação acadêmica e com a construção de um projeto de vida.
A acadêmica do curso de Arqueologia, Milena Araújo Teixeira, descreveu sua trajetória como marcada por três anos e meio de muita luta e dedicação, especialmente desde o primeiro semestre, quando se envolveu com Iniciação Científica e estendia a rotina de estudos para o turno noturno.
Desde o ensino médio, Milena sentia interesse pela História, mas percebia que faltava algo: “O que falta na História, tem na Arqueologia”, refletiu. A escolha pela carreira foi incentivada por um professor que, ao perceber seu interesse pela História e pela Biologia, sugeriu que ela escolhesse a Arqueologia.
Ao longo da graduação, Milena participou de estágios, inclusive em trabalhos de campo, tanto acadêmicos quanto profissionais, consolidando sua experiência e reafirmando sua escolha de carreira.
Para Vitória Rodrigues Castro dos Santos, o amor pela Matemática sempre esteve associado ao desejo de ensinar. Durante o ensino médio, ela já ajudava colegas e dava aulas de reforço. “Sempre tive um amor e uma paixão por fazer outras pessoas entenderem o que eu estava entendendo, porque sei que a Matemática, para algumas pessoas, é muito complicada, mas eu tinha prazer em mostrar que elas eram capazes de entender também”, relatou.
Vitória enfatiza que a educação transformou sua vida em diversos aspectos, e quer levar essa mesma transformação para outras pessoas: “A educação muda a vida das pessoas, e eu quero fazer isso”.
Durante a graduação, ela teve uma imersão completa: participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Iniciação Científica, e de diversas atividades de extensão como Feiras de Profissões, onde apresentava aos estudantes do ensino médio o universo da Matemática. Também participou da Jornada da Cidadania, congressos científicos e teve a oportunidade de publicar um artigo científico.
O interesse de André Cordeiro pela Arquitetura surgiu da combinação entre o lado artístico e técnico dessa área do conhecimento. Para ele, a Arquitetura é uma ciência que mescla desenho e a arte de contar histórias.
Durante a graduação, André foi monitor da disciplina de Maquete, participou de estágios e viveu uma experiência marcante: o intercâmbio na Universidade de Liège, na Bélgica. “Foi a virada de chave na graduação”, relatou, destacando a importância de vivenciar outra cultura, outro continente e outro idioma, em uma imersão social e cultural que ampliou sua visão de mundo e de profissão.
Entre os homenageados, 101 receberam a distinção summa cum laude, a mais alta honraria acadêmica da instituição, concedida àqueles que alcançaram um Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior a 9. Outros 193 estudantes receberam o título magna cum laude, atribuído aos que atingiram CRE entre 8,5 e 8,9, igualmente reconhecendo elevado desempenho e dedicação.
O processo de seleção é rigoroso e baseado exclusivamente no cálculo do CRE, que considera a média das notas de todas as disciplinas cursadas até o semestre anterior, assegurando transparência e mérito.
Fotos: Weslley Cruz e Wagmar Alves