Estudantes de Medicina acolhem alunos da Unati em atividade extensionista

Nesta sexta-feira, 23, o hall da Área 1 da PUC Goiás se transformou em um espaço de convivência, cuidado e troca de experiências entre duas gerações. A atividade de dispersão do primeiro módulo do curso de Medicina reuniu os calouros  e os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), promovido pelo Programa de Gerontologia Social. O encontro fez parte da disciplina extensionista Problema Integrador de Competências I, que neste semestre tem como tema a “Promoção da Saúde Biopsicossocial de Pessoas Idosas”. Durante a manhã, os estudantes realizaram aferição de glicemia e pressão arterial dos idosos, além de oferecerem momentos de acolhimento, como café da manhã, maquiagem, rodas de conversa e brincadeiras. O encerramento da atividade teve bingo e sorteio de brindes.

Foto: Wagmar Alves

O professor Marcos Paiva, do curso de Medicina e que coordenou a atividade, destacou a importância da ação como uma aplicação prática dos conceitos debatidos ao longo do semestre. “Essa é uma disciplina extensionista dentro do rol das diretrizes curriculares nacionais, e trabalhamos com a metodologia problematizadora de Paulo Freire. Ou seja, promovemos a integração entre universidade e comunidade, envolvendo um público que muitas vezes é negligenciado. Isso contribui diretamente com a formação de médicos mais humanizados”, afirmou. Segundo o docente, além do cuidado clínico, a atividade buscou ampliar a empatia dos futuros médicos ao proporcionar um encontro intergeracional. “É uma troca de saberes entre duas gerações que viveram e vivem mundos diferentes. Essa experiência reforça a formação humanista que a PUC Goiás defende: o médico que sabe ouvir e cuidar com atenção”, completou.

A estudante Caroline José de Deus Souza Gomes, do primeiro módulo de Medicina, celebrou a oportunidade de viver uma experiência prática tão cedo na graduação. “É um diferencial ter esse contato desde o início com quem será nosso paciente no futuro. A gente aprende na conversa, no cuidado e na escuta. Trabalha empatia, solidariedade, o ato de saber ouvir e entender as necessidades do outro”, disse. Caroline já participa de ações voluntárias com pessoas idosas fora da universidade e vê na disciplina uma continuidade de seu compromisso com o cuidado.

Entre as participantes da Unati, o clima era de alegria e gratidão. Dona Valdeci Félix Andrade, de 77 anos, aproveitou a manhã para fazer os exames de saúde e reencontrar amigas. “Eu tenho filhas e genro médico, então me cuido, né? Mas acho bom estar envolvida aqui”, contou, com um sorriso. Já a aposentada Maurita Batista, de 71, conferiu a pressão arterial e se encantou com o carinho dos estudantes. “Eu faço exercício e cuido da minha saúde. Aproveito aqui para me cuidar também, conversar com esses jovens e trocar experiências”, afirmou.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.