PUC Goiás sedia 2º Congresso Nacional da Animação Bíblica da Pastoral

A Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu hoje a programação  do 2º Congresso Nacional da Animação Bíblica da Pastoral (ABP), que segue até 22 de maio, em Goiânia. A PUC Goiás, anfitriã e apoiadora do evento, recebe a programação científica no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, enquanto atividades noturnas acontecem em paróquias da Arquidiocese de Goiânia. O evento acontece em paralelo ao 4º Congresso Bíblico Teológico da PUC Goiás, promovido pelo curso de Teologia da universidade.

A cerimônia de abertura foi realizada na Paróquia Universitária São João Evangelista, reunindo mais de 200 participantes de todo o Brasil. Na manhã desta terça-feira (20), a abertura oficial contou com a presença de Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética; Dom João Justino, arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás; professora Olga Izilda Ronchi, reitora da universidade; professora Rosemary Neves, diretora da Escola de Formação de Professores e Humanidades; e o padre Davi de Jesus, coordenador do curso de Teologia e da Paróquia Universitária.

Foto: Wagmar Alves

Durante a abertura, Dom Leomar destacou que este congresso busca integrar a dimensão acadêmica com a vivência pastoral: “Na pastoral, unindo nossas forças, temos a chance de não nos frustrarmos. A Palavra de Deus é a alma de toda pastoral. Agradeço à hospitalidade goiana por nos permitir fazer essa integração tão necessária para o fortalecimento da nossa missão”.

A reitora da PUC Goiás, professora Olga Ronchi, reforçou o papel da universidade como ponte entre ciência e fé: “Este é o fundamento de uma universidade comunitária como a nossa. A missão evangelizadora é algo que compartilhamos com alegria”.

Dom João Justino lembrou que “o trabalho de cada um é como uma semente, que pode fecundar e dar uma boa florada. A escolha por participar deste Congresso demonstra a intensidade com que queremos levar essa missão adiante, sendo terra fértil que acolhe a Palavra”.

Segundo o padre Davi de Jesus, a realização do congresso na universidade simboliza o compromisso de levar o conhecimento teológico para além da sala de aula. “Aqui estudamos, aprofundamos, fazemos exegese, mas voltamos para a base levando a Palavra encarnada. A Animação Bíblica da Pastoral se torna uma ação de extensão nas comunidades, transformando a formação acadêmica em prática viva e comprometida”, afirmou.

Pe. Davi de Jesus. Foto: Wagmar Alves

A programação do congresso traz temas relevantes para a Igreja no Brasil, como:

  • ABP desde a Conferência de Aparecida;

  • Caminho percorrido desde 2011;

  • 60 anos da constituição conciliar Dei Verbum;

  • Papel da ABP em uma Igreja sinodal;

  • Aplicações do Documento 111 da CNBB nas diferentes realidades brasileiras;

  • Conexões entre ABP e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE).

De acordo com a assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Mariana Venâncio, o congresso tem caráter acadêmico e pastoral. Pela manhã, acontecem conferências na PUC Goiás; à tarde, oficinas e reuniões; e à noite, atividades nas paróquias. “Nosso objetivo é impulsionar a animação bíblica da pastoral no Brasil, fortalecendo a articulação entre as equipes regionais e a comissão nacional, e promovendo a centralidade da Palavra na ação evangelizadora”, explicou, lembrando ainda a importância da troca de experiência. O evento recebe representante de todos os Estados brasileiros e é voltado a todos que atuam com a Animação Bíblica da Pastoral: biblistas, catequistas, animadores de círculos bíblicos, ministros da Palavra e leitores. Além disso, conta com a participação de professores e acadêmicos dos cursos da PUC.

(Com informações da CNBB)

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.