Universidade recebe estudantes em evento que une ciência, criatividade e orientação profissional

A PUC Goiás é palco de um evento triplo que celebra a ciência, a criatividade e a inovação. A Jornada Científica da Escola Politécnica, neste ano, abraça também a Feira das Profissões, de iniciativa da Comissão de Admissão Discente (CAD) e o World Creativity Day, realizado pelo Hub Goiás /Governo do Estado.

A programação especial faz alusão ao Dia Mundial da Criatividade e Inovação, comemorado em 21 de abril e reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um marco para incentivar soluções criativas frente aos desafios do desenvolvimento sustentável.

Nesta quarta-feira, 23 de abril, a Escola recebeu a visita de seis escolas de ensino médio, quatro de Goiânia (CEPI Universitário, Prevest, Colégio Atual e Colégio Agostiniano) e duas de Aparecida de Goiânia (Colégio Araguaia e Colégio Expressão).

Os estudantes participaram de uma imersão no universo acadêmico por meio de visitas aos laboratórios, oficinas práticas, exposições e conversas com professores e universitários. Por intermédio da Comissão de Admissão Discente (CAD), a instituição recebeu 200 estudantes de ensino médio apenas nesta quarta-feira. Totalizando com o público do Hub, o evento mobilizou 500 estudantes.

Para a diretora da Escola Politécnica, professora Mirian Gusmão, a integração entre os eventos amplia o impacto da programação e oferece uma experiência formativa aos visitantes. “É o evento máximo da Escola Politécnica, e este ano se une ao Dia da Criatividade e Inovação, com o apoio do Hub Goiás e da Globo. Estamos com mais de 10 atividades que mostram a prática dos nossos cursos.

A parceria com o programa PUC Portas Abertas permite que estudantes do ensino médio tenham contato com os ambientes laboratoriais e os projetos desenvolvidos aqui, o que ajuda a encantar e orientar esses jovens”, explicou.

Uma das visitantes, Beatriz da Silva Souza, 16 anos, estudante do 2º ano no CEPI Universitário, relatou como a visita mudou sua perspectiva de carreira. “Eu estava pensando muito em mecânica, mas depois de assistir a apresentação aqui, estou considerando muito fazer mecatrônica também. Conhecer os laboratórios me encantou mais ainda pela área. É diferente ver como tudo funciona, como os equipamentos são montados. Eu gosto muito de matemática e física, então acho que combina. Já conhecia a PUC, mas nunca tinha visitado essa parte da engenharia”, contou a jovem, que mora nas proximidades da universidade e considera prestar vestibular para estudar na instituição.

O professor Fábio Simões, que leciona nos cursos de Engenharia, destaca a importância de despertar o interesse dos jovens pelas áreas tecnológicas. “A gente tem uma preocupação muito grande com a queda no número de matrículas em engenharia no Brasil. Queremos mostrar que essa é uma área promissora, que exige dedicação, mas que abre muitas portas, principalmente agora com a ascensão da inteligência artificial e da automação industrial. Aqui os estudantes podem ver de perto os laboratórios e equipamentos utilizados nos cursos de engenharia elétrica, automação e mecatrônica”, explicou o docente.

Além das visitas e vivências laboratoriais, a Jornada Científica da Escola Politécnica segue com uma programação diversificada, que inclui palestras, oficinas e apresentações de trabalhos científicos.

Professores e pesquisadores da PUC Goiás também compartilharão suas linhas de pesquisa com o objetivo de estimular o interesse dos futuros acadêmicos pela iniciação científica e pela atuação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.

Leia também: PUC recebe pela primeira vez o World Creativity Day com programação aberta

Fotos: Weslley Cruz 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.