Campanha da Fraternidade é lançada durante missa de cinzas

Com foco no bioma Cerrado, a Campanha da Fraternidade 2017 foi lançada na noite desta quarta-feira (1º) durante missa de cinzas celebrada na Catedral Metropolitana de Goiânia, pelo arcebispo dom Washington Cruz. Neste ano, a campanha traz o tema Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida e o lema Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15).

A atividade estava marcada para o período matutino, mas foi cancelada por causa do falecimento de dom Antonio Ribeiro de Oliveira, arcebispo emérito de Goiânia, ex-grão-chanceler da PUC Goiás e ex-presidente da Sociedade Goiana de Cultura (SGC), mantenedora da universidade.

Dom Washington lembrou que a Quaresma marca o início do itinerário para a Páscoa. “Preparar-se para a festa é melhor do que a festa. Você só chega a uma Páscoa bem-feita se se preparou para ela”, ponderou.

Segundo arcebispo, em Goiás, a ênfase será no bioma Cerrado. “Temos muito o que refletir, aprofundar, sobre a sua preservação. Nesta campanha, vamos ter um desdobramento da encíclica Laudato Si’ (do papa Francisco), sobre meio ambiente, cuidado com a natureza, respeito ao ser humano e também aos animais que são obra de Deus e têm seu valor”, declarou.

A PUC Goiás participará da Campanha da Fraternidade com atividades junto às congregações, oferecendo serviços para as paróquias, apoiando as atividades que serão desenvolvidas.  Todos os anos, a universidade, por meio de sua Comissão de Articulação, realiza ações para a comunidade interna, envolvendo alunos, professores e funcionários nos temas da Campanha. Para este ano, além dos mais de 25 mil alunos e 2,5 mil funcionários, a universidade alcançará a comunidade católica, por meio das paróquias.

A Campanha da Fraternidade ocorre em âmbito nacional desde o ano de 1964 e é lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sempre na Quarta-Feira de Cinzas, dia que marca o início da Quaresma: tempo de conversão, jejum e penitência na vida da Igreja.

Homenagem
Dom Antonio está sendo velado na Catedral. Até as 02 horas desta quinta-feira (2) serão realizadas celebrações de hora em hora. Depois, o local será preparado para a última missa de corpo presente, que ocorrerá às 09 horas, também na Catedral. No período da manhã, as atividades na PUC Goiás estão suspensas.

Durante a missa, dom Washington citou o falecimento do arcebispo emérito e disse que ele deixa um vazio na terra, mas ocupa um lugar no céu. “Dom Antonio, em sua vida, ressuscitou muitas vocações, ordenou muitas sacerdotes e bispo, até, e agora precisa ser substituído, sucedido por outros, mas ocupa um lugar no céu”, afirmou.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.