Embaixador do Panamá dialoga com estudantes de Relações Internacionais

A PUC Goiás recebeu, na manhã desta sexta-feira (14), o novo Embaixador do Panamá no Brasil, Flavio Gabriel Méndez Altamirano, para um encontro com estudantes do curso de Relações Internacionais. Realizado no Miniauditório 102B, no Campus V, o evento foi direcionado às turmas do módulo “Economia Política Internacional” e contou com a presença do coordenador do curso, professor Danillo Alarcon, e da diretora da Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Ana Flávia Mori.

Com uma trajetória marcante na política externa, o diplomata panamenho já atuou como Chefe de Protocolo e Gabinete da Presidência da República do Panamá. Além disso, fez história ao integrar, em 1979, o Curso de Preparação à Carreira de Diplomata (CPCD) do Instituto Rio Branco – Itamaraty, em Brasília, tornando-se o primeiro panamenho a ingressar na formação diplomática brasileira. Fluente em português, Altamirano destacou a importância do Canal do Panamá no cenário global e os desafios diplomáticos e econômicos que envolvem a região.

Para o professor Danillo Alarcon, a presença do embaixador na universidade foi uma oportunidade enriquecedora para os estudantes. “É sempre interessante receber um embaixador porque ele traz a perspectiva oficial do país que representa, além de compartilhar uma trajetória profissional que envolve tanto as relações entre os países quanto as sociedades nas quais ele atua. O Panamá hoje está no centro dos debates internacionais, especialmente por conta do canal, que é uma das vias marítimas mais importantes para o comércio global e alvo de discussões e disputas internacionais”, explicou.

Os estudantes do curso de Relações Internacionais foram preparados para a discussão do tema e das relações do Panamá com o Brasil. Segundo o coordenador, o curso trabalha essas questões em disciplinas que abordam as relações internacionais das Américas, desde uma perspectiva sócio-histórica e política. “Especificamente para esse evento, reunimos os alunos do módulo de Economia Política Internacional e Cooperação, cujas disciplinas dialogam diretamente com a economia política das relações internacionais”, acrescentou Allarcon.

A presidente do Centro Acadêmico de Relações Internacionais Sérgio Vieira de Melo, Ana Clara Carrilho de Melo Cunha, estudante do quinto período, destacou a relevância do evento. “É muito importante e, claro, uma honra. Esse tipo de oportunidade acrescenta muito ao nosso curso e incentiva aqueles que almejam seguir uma carreira diplomática. O tema do encontro, que são os desdobramentos do Canal do Panamá, é extremamente atual e repercute em diferentes áreas, como comércio e diplomacia”, afirmou.

Ana Clara também ressaltou o interesse dos alunos por trajetórias profissionais na diplomacia. “A carreira diplomática é muito bem vista e tem uma grande importância. Quando temos esse tipo de oportunidade, o engajamento dos estudantes é alto, as perguntas surgem e o interesse é grande. A presença do embaixador reforça a conexão entre teoria e prática na nossa formação”, concluiu.

Carreira diplomática

Em sua fala, o embaixador Altamirano abordou a importância do conhecimento cultural na diplomacia e destacou os laços históricos entre Brasil e Panamá. “A relação entre nossos países se fortaleceu na década de 1950, quando o Brasil ofereceu bolsas de estudo a estudantes panamenhos. Desde então, milhares de panamenhos estudaram aqui e, ao retornarem, tornaram-se embaixadores culturais do Brasil no Panamá, facilitando o diálogo entre os países”, explicou.

Com mais de 38 anos de experiência na diplomacia, o embaixador enfatizou os desafios da carreira. “A vida de um diplomata não é fácil. Você não sai da universidade e se torna embaixador de imediato. É um caminho longo, que exige dedicação e resiliência. Quero compartilhar com os alunos não apenas minha trajetória, mas também os momentos difíceis que enfrentei e como superar esses desafios. A carreira diplomática é repleta de desafios, mas também de grandes recompensas”, afirmou Altamirano.

A visita do embaixador ocorre em um ano simbólico para as relações diplomáticas entre Brasil e Panamá, que completam 120 anos em 2024. O Panamá é o principal parceiro comercial do Brasil na América Central, e eventos como esse fortalecem o diálogo acadêmico e profissional entre os dois países.

Fotos: Wagmar Alves

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.