Comunidade acadêmica se une em missa pela saúde do papa Francisco

Em um gesto de fé e solidariedade, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), o Vicariato para Cultura e Educação da Arquidiocese de Goiânia e a Associação Nacional da Educação Católica (Anec) dedicaram a santa missa desta segunda-feira, 24 de fevereiro, à saúde do Papa Francisco. A celebração, realizada na Paróquia Universitária São João Evangelista (Área 2), foi presidida pelo vigário episcopal para Cultura e Educação, padre David Pereira de Jesus, e concelebrada pelo bispo auxiliar de Goiânia, dom Levi Bonatto, e pelos padres Helton Thyers e Géster Cabral (Pastoral da Universidade).

A reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, destacou a importância da celebração como um momento de comunhão. “Essa celebração é um sinal da comunhão e da sinodalidade com o Papa Francisco. A Anec, juntamente com o Vicariato para Cultura e Educação da nossa Arquidiocese, nos convidou a iniciar o que eu diria ser quase uma vigília permanente, confiantes na misericórdia do Pai. Toda a Igreja, no mundo inteiro, está em oração pela saúde do Santo Padre. Felizmente, o boletim de hoje trouxe notícias um pouco melhores, e confiamos que ele continuará nos guiando por mais tempo como nosso pastor e orientador, especialmente pela sua dedicação à educação católica e à educação em geral”, afirmou.

O padre David Pereira de Jesus explicou que a missa faz parte de um movimento nacional de oração, convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e promovido pela Anec. “Desde a semana passada, a CNBB convocou toda a Igreja no Brasil para rezar pelo Papa. Hoje, escolas e faculdades se reuniram para momentos de oração, culminando com essa missa. Olhando para o Novo Testamento, a Igreja sempre rezou por Pedro; hoje, fazemos o mesmo pelo seu sucessor, pedindo que a vontade de Deus se cumpra na vida dele”, ressaltou.

Para dom Levi Bonatto, a celebração reflete o sentimento de toda a comunidade católica diante da fragilidade de saúde do Papa Francisco. “Para nós, católicos, é um momento de dor e de grande comoção. O Papa é uma pessoa muito querida e, mesmo com seus 88 anos, demonstra uma força admirável. Esse momento de oração conjunta fortalece a unidade da Igreja. Não são apenas os católicos que estão em oração; fiéis de outras confissões religiosas também se unem em preces pelo Santo Padre. Tenho fé de que ele vai superar essa situação”, expressou o bispo auxiliar.

O missionário redentorista frater Bruno José reforçou a importância da comunhão com o Papa, independentemente das circunstâncias. “Como católicos, é nosso dever rezar pelo Santo Padre, seja em sua saúde plena ou na doença. Estar em comunhão com ele é essencial para a missão da Igreja, que deve sempre buscar a unidade e não a divisão”, frisou.

Representando a Pastoral da Universidade, o agente pastoral Narcélio Lima destacou o vínculo da PUC Goiás com o Vaticano. “Nossa instituição tem status de direito pontifício, o que significa uma ligação direta com o Santo Padre. A Igreja é um corpo; se um membro sofre, todo o corpo sente. Por isso, essa missa é um ato de sintonia com a missão da Igreja no Brasil e no mundo. Assim como na tradição bíblica, em que toda a Igreja rezava insistentemente por Pedro, hoje nos unimos em oração pela rápida recuperação do Papa Francisco. Esse momento também reforça nossa identidade pastoral, que se compromete com o cuidado e a missão da Igreja no ambiente universitário”, concluiu.

Participaram da missa, professores, gestores, estudantes e pessoas da comunidade em geral.

Contexto

O papa Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro, após sentir dificuldade respiratória por vários dias. Ele foi diagnosticado como pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana. Segundo nota divulgada pelo Vaticano, apesar do estado crítico, o santo padre apresentou uma leve melhora nesta segunda-feira.

 

Fotos: Weslley Cruz 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.