PUC Goiás contribui com imagens para o filme Ainda Estou Aqui

A PUC Goiás, por meio do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), teve uma contribuição na produção do filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, ao ceder imagens de seu acervo para compor a narrativa da obra. O longa-metragem, que retrata a trajetória de Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva, recebeu três indicações ao Oscar 2025, incluindo a inédita nomeação de melhor filme para uma produção brasileira.

Acervo Jesco Puttkamer (Foto: Vicente Rios)

As imagens do IGPA, formado pelo acervo Jesco von Puttkamer, acervo Adrian Cowell, e foram utilizadas na cena em que Eunice Paiva, já viúva e advogada, se dedica às causas indígenas. São cenas da construção da Transamazônica, que causaram a desapropriação de terras indígenas. O termo de cessão foi firmado entre a PUC Goiás e a Conspiração Filmes. A PUC Goiás foi creditada na obra, com menção ao IGPA.

O acervo do IGPA é um dos mais relevantes do mundo no que diz respeito aos povos originários da Amazônia, à colonização do Centro-Norte do Brasil e aos conflitos sociais resultantes desse processo. O reconhecimento internacional do IGPA se dá não apenas pela sua riqueza documental, mas também pelos prêmios e certificações que atestam sua importância, como os títulos de “Registro Memorial do Mundo, América Latina e Caribe”, concedido pela ONU, e “Memória do Mundo”, pela UNESCO.

Acervo Jesco Puttkamer Foto: Vicente Rios

Para o coordenador do IGPA, professor Antônio Caldas, a participação da PUC Goiás no filme Ainda Estou Aqui reforça a relevância do acervo e a missão da universidade na preservação da história e da cultura brasileira. “Talvez a proximidade com o acervo e o trabalho quotidiano e rotineiro com essa documentação não nos tenha deixado perceber num todo a preciosidade que a PUC Goiás possui, acostumados que somos a lidar com as solicitações quase diárias dos pesquisadores do Brasil e do exterior. É um acervo, portanto, conhecido em todo o mundo. A busca desse acervo pela produção do filme Ainda Estou Aqui, agora internacionalmente premiado e no qual consta créditos ao IGPA/PUC Goiás pela cessão de imagens, demonstra mais ainda quão valioso é o acervo e corrobora a acertada ação da PUC Goiás na salvaguarda do patrimônio histórico, artístico e cultural brasileiro, fazendo jus ao seu lema ‘Conhecimento a serviço da vida!’”, destaca o professor.

O filme, estrelado por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro no papel de Eunice Paiva em diferentes fases da vida, já conquistou prêmios de prestígio, como o de melhor roteiro no Festival de Veneza e o Globo de Ouro de melhor atriz para Fernanda Torres. Além disso, acumula indicações em premiações como o Critics Choice Awards e o BAFTA, consolidando-se como uma das produções mais importantes do cinema brasileiro contemporâneo.

Com essa contribuição, a PUC Goiás reafirma seu compromisso com a memória e a pesquisa histórica, colaborando para que a trajetória de figuras marcantes da história do Brasil seja contada e reconhecida em nível global.

 

Assista a matéria veiculada no Jornal Anhanguera – Edição do Almoço sobre a contribuição da PUC Goiás para o filme Ainda estou aqui clicando aqui!

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.