Estudantes do curso de Relações Internacionais participam da 8ª BID Brasil

No dia 4 de dezembro, acadêmicos do curso de Relações Internacionais da PUC Goiás compareceram à 8ª edição da Mostra da Base Industrial de Defesa do Brasil (BID Brasil). O evento é organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), em parceria com a Apex Brasil e o Ministério da Defesa.

Já consolidado como o principal evento desse setor no país, o objetivo é reunir as maiores empresas de defesa, nacionais e estrangeiras, atuantes em território brasileiro e proporcionar negócios, networking e inovações tecnológicas.

Participação inédita

É a primeira vez que discentes do curso participam de uma edição da BID Brasil. A iniciativa partiu da Liga Acadêmica de Estudos em Segurança Internacional e Defesa (LAESID), que organizou a viagem com o objetivo de aproximar seus integrantes do mercado de defesa. Os estudantes foram acompanhados pelo professor Giovanni Hideki Chinaglia Okado, orientador da LAESID.

No evento, os participantes tiveram a oportunidade de entrar em um blindado EE9-Cascavel e em uma réplica do F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), simular um voo na aeronave A-29 Super Tucano e conferir novidades em tecnologias militares. Além disso, eles também conversaram com empresários, diplomatas e funcionários do governo para ampliarem seus conhecimentos sobre o setor.

Devolutiva 

Para a coordenadora-geral da LAESID, Ana Luisa Garcia Cid Gonçalves, ser uma das fundadoras da Liga e encerrar o semestre proporcionando a visita à Mostra BID foi uma experiência extremamente gratificante.

“Após meses dedicados ao estudo e à pesquisa sobre o comércio de armas e outros temas relacionados à Segurança Internacional e Defesa, ter a oportunidade de observar de perto os equipamentos, as empresas responsáveis pela fabricação e fornecimento desses materiais, além do trabalho das forças militares brasileiras, foi enriquecedor”, refletiu.

Ela complementou reforçando que a “vivência prática trouxe uma dimensão completamente nova àquilo que estudamos na teoria, oferecendo não apenas aprendizado, mas também inspiração e motivação para aqueles que desejam construir uma carreira na área”.

Maria Fernanda Silva de Albuquerque, que ingressou na LAESID neste semestre, compartilha a opinião da coordenadora-geral: “a BID me permitiu ter outro olhar sobre segurança. Além de gostar, eu achei necessário para o entendimento do uso das ferramentas usadas nas operações, uma vez que todos os estandes se prontificaram a explicar o porquê do uso de todas as ferramentas. Gostei muito, e iria de novo”, opinou.

 

(Texto: Giovanni Hideki Chinaglia Okado)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.