Exposição apresenta trabalhos acadêmicos da Unati

A quinta edição da Exposição de Conhecimentos da Unati (Expocon) foi realizada nesta quinta-feira, 12, no Auditório da Área 6 da PUC Goiás, promovendo reflexões e trocas de experiências entre os participantes. O evento integra as ações do Programa de Gerontologia Social (PGS) da universidade, que coordena a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), e contou com a presença de estudantes, professores e a comunidade.

A abertura foi marcada por uma missa conduzida pelo padre Helton Thyers Melo, da Paróquia Universitária. Em seguida, os participantes acompanharam a apresentação do grupo de estudos Corpo, Tempo e Memória, coordenado pelo professor Rafael Arcanjo. Com um diálogo dramatizado e a palestra Experiência corporal e temporal à luz da filosofia moderna, o grupo compartilhou reflexões sobre as mudanças corporais na velhice e seus impactos nas vidas subjetivas e interpessoais.

“O nosso objetivo é refletir as mudanças do corpo e quais são os impactos delas na vida dos estudantes da Unati. Trazer essas questões ao centro das discussões representa uma mudança de paradigma e me torna um professor melhor ao aprender com eles”, destacou Rafael Arcanjo, que também é mestre em Filosofia pela PUC Goiás.

A professora Lisa Valéria, coordenadora do PGS, ressaltou a importância da Expocon como espaço de integração e partilha de conhecimentos. “A Expocon surgiu de uma demanda dos próprios alunos para compartilhar o que aprenderam nas disciplinas. Este evento é uma oportunidade de demonstrar que a aprendizagem ocorre ao longo da vida e de valorizar o protagonismo dos nossos estudantes”, afirmou.

Lisa também mencionou que, ao longo dos anos, a participação na Unati tem trazido benefícios significativos para os idosos. “Percebemos que a interação e o protagonismo nas atividades da Unati ajudam a melhorar a qualidade de vida, impactando inclusive na redução do uso de medicamentos em alguns casos”, explicou.

Participação e encerramento

A estudante Nadir Marques, participante da Unati, compartilhou sua experiência. “É muito importante para a terceira idade ter esse convívio em um ambiente saudável. Integramos e aprendemos com as pessoas, o que faz toda a diferença para nossa vida.” O evento será encerrado com uma apresentação especial do Coral Santa Cecília, reforçando o compromisso da PUC Goiás em proporcionar experiências transformadoras para a comunidade 60+.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.