Capacitação dos profissionais de CAPs promove assistência mental à população de rua

O Programa Em Nome da Vida (PNV) da PUC Goiás, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, iniciou nesta sexta-feira, 18 de outubro, na Escola de Formação de Professores e Humanidades, a capacitação dos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) de Goiânia para assistência mental à população em situação de rua.

Vinculado ao projeto Qualifica POP Rua Cidadã: cuidar & aprender, o curso é fruto da Emenda Parlamentar Impositiva Municipal de 2024, n.404, que resultou na elaboração de edital para contratação de consultor técnico e estagiários que irão atuar em todo processo de catalogação e pesquisa acerca dos indicadores das políticas públicas vinculadas à saúde mental da população em situação de rua.

Coordenadora do PNV, a profa. Marina Morabi informa que o trabalho é realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, que mediou o recebimento da emenda, com a Gerência de Saúde Mental e com a Escola de Saúde Pública, que atuou no processo das inscrições para que o curso se realize.

Aberto a todos os profissionais dos CAPs de Goiânia, o curso será ministrado uma vez por mês, em nove módulos, até junho de 2025, por professores de Goiânia e de outras cidades brasileiras.  “A ideia é que a gente possa qualificar, obviamente, pensando os desafios atuais, mas dentro desses desafios, quais são as potências possíveis dentro da realidade que temos e o que a gente pode co-construir pensando rede, fluxos e linha de cuidado”, explica.

Acolhida aos profissionais

Antes da formação propriamente dita, a profa. Marina destacou a relevância do acolhimento aos profissionais dos CAPs para resgatar neles o lugar de protagonismo. O intuito é fazer o processo de qualificação dessa rede e trabalhar a invisibilização das  pessoas em situação de rua  e sua subjetividade.

“Eu preciso entender de onde eles vêm, quem eles são, qual é a bagagem que eles já têm e como têm percebido esse fazer para que a gente possa juntos pensar estratégias não só dentro do próprio curso, mas que sejam realmente implicadoras da mudança na assistência e na construção de políticas públicas efetivas”, almeja.

Fotos: Weslley Cruz

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.