PUC sediará 4º Congresso de Humanismo Solidário

O 4º Congresso de Humanismo Solidário já tem data e sede definidas: 16,17 e 18 de outubro de 2025 na PUC Goiás. Essas novidades foram anunciadas na última quinta-feira, 15, pela comissão organizadora do Congresso, que realizou uma visita técnica à instituição para conhecer o espaço físico, amadurecer a parceria e dar continuidade às articulações em preparação para o evento.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), o Congresso ocorrerá pela primeira vez no Centro-Oeste e integrará a programação do XI Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da universidade.

Durante reunião com a reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, o presidente da SBCC, Everton de Souza Oliveira, explicou que a missão do evento é promover uma interlocução entre o fazer científico e a pauta da Igreja, mostrando que fé e razão não são esferas antagônicas, mas sim, complementares.

“Esperamos que o Congresso possa trazer aqui na PUC Goiás a experiência que a gente vem acumulando nas edições anteriores de um diálogo fecundo, maduro e recíproco entre fé e razão, entre a comunidade científica e aqueles que estão atuando na Pastoral Universitária”, explicou.

Iluminados pelos ensinamentos do papa Francisco por uma Igreja em Saída, pelo diálogo de uma amizade social, pela ecologia solidária e o Pacto Educativo Global, o Congresso pretende unir esforços para responder aos dilemas e desafios contemporâneos que muitas profissões e áreas enfrentam quando desassociadas do discurso ético e teológico.

“São temas que a gente percebe uma grande intercessão e potencial de influência nas diversas áreas do conhecimento científico. Seja na pedagogia, direito, engenharia e ciências exatas, todas elas conseguem, neste diálogo, procurar um crescimento, um amadurecimento e uma formação humana destes profissionais de maneira mais integral e mais humana”, refletiu o prof. Everton.

A escolha da instituição

Ele também explicou que o pioneirismo da PUC Goiás na região Centro-Oeste e a vinda de Dom João Justino para a Arquidiocese de Goiânia como arcebispo metropolitano em 2022 impulsionaram a escolha da instituição como próxima sede do evento, que já percorreu o Sudeste, Nordeste e Sul do País.

“O dom João Justino é um parceiro, nosso cofundador, e a gente já desejava trazer o Congresso para a região Centro-Oeste. Foi uma escolha trazer o evento para Goiás e essa aproximação foi recebida por ambas as partes de maneira muito positiva”, pontuou o presidente da SBCC.

Ao apreciar a apresentação do evento, a reitora Olga destacou uma sinergia entre a proposta do Congresso e a missão institucional. A universidade traz em seu lema, “a verdade na ciência e na fé”. Ao fazer um breve histórico da PUC Goiás à equipe do Congresso, ela resgatou as origens da universidade e a influência dos padres jesuítas na gestão universitária nos 20 primeiros anos de história (1959-79). A gestora ainda fez o compromisso de levar o convite da iniciativa aos reitores e reitoras das IES irmãs.

Realizado a cada dois anos pela SBCC em articulação com o Setor Universidades da CNBB e o Ministério Universidades Renovadas, o Congresso acontece desde 2018, quando ocorreu a primeira edição na PUC RJ.

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, profa. Priscila Valverde, as articulações para a realização do evento na instituição goiana começaram em 2023 por meio de reuniões mensais, mas foi a primeira vez que a comitiva do evento realizou uma visita presencial à PUC.

Segundo os organizadores, o diferencial desta edição será a parceria com outras instituições de ensino superior, que vão mobilizar seus cursos de graduação e pós-graduação para participar das discussões do evento.

“Teremos oficinas, apresentações de trabalhos, workshops e palestras, tudo acontecendo em torno do tema de humanismo solidário, aproximando a ciência da fé e a fé da ciência. A PUC vai ser organizadora, mas já trouxemos outros parceiros, como a UEG e o Instituto Federal de Goiás e vamos, também, agregar outras IES”, informou a profa. Priscila.

Fotos: Ana Paula Abrão 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.