Congresso técnico prepara atletas para 31ª Caminhada Ecológica

Neste sábado, 20 de julho, a PUC Goiás sediou o congresso técnico que antecede a 31ª Caminhada Ecológica, oferecendo orientações detalhadas sobre o percurso e os pontos de apoio. Eles também participaram de pesquisas realizadas pela instituição. O evento contou com a participação dos 26 atletas selecionados para a prova, entre eles 20 homens e 6 mulheres. Destes, apenas seis são estreantes, enquanto os outros 20 trazem a experiência acumulada de edições anteriores.

A Caminhada Ecológica, realizada pelo jornal O Popular e pelo Sesc, com patrocínio da Unimed, é a maior do gênero na América Latina, percorrendo um total de 330 km entre Trindade e Aruanã. O percurso será completado entre os dias 22 e 27 de julho, com uma média de 60 km por dia.

Além das orientações sobre a prova, os atletas participaram de uma coleta de dados para pesquisas da Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC Goiás. Esta pesquisa visa avaliar o desgaste físico dos participantes, com foco em aspectos como a pressão arterial, glicemia e perfil lipídico. “Esta é uma oportunidade para entender o impacto da caminhada nos atletas e também no meio-ambiente onde eles estão inseridos”, destacou a professora Priscilla Valverde, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.

Durante todo o percurso, os atletas serão acompanhados por 20 estudantes e seis professores da universidade, que fornecerão apoio técnico e coletarão dados para a pesquisa. A equipe será coordenada pela professora Lívia Machado Mendonça, do curso de Enfermagem. “Este é um trabalho extremamente relevante para a gente colocar em prática o ensino dos cursos da saúde”, afirmou a professora.

Entre os estudantes está Carolina Carvalho de Jesus, mestranda em Atenção à Saúde, que participa pela segunda vez da caminhada. “Como pesquisadora, é muito importante ter esse contato com atletas de alta performance e eventos de grande porte”, disse Carolina, que na primeira edição prestou apoio assistencial como graduanda.

Inspiração

Silvéliton Martins da Silva, funcionário público, participa pela sétima vez, seguindo o legado de seu irmão, um dos primeiros atletas da Caminhada Ecológica. “Agora o que importa é a união, o companheirismo. É um ajudando ao outro, porque é um percurso muito pesado e tem que estar sempre motivado para conseguir chegar bem”, afirmou Silvéliton, que conta com o apoio de sua família em Trindade e Faina.

Já a técnica de enfermagem Euzimar Silvânia da Silva, em sua terceira edição, destaca o amor e carinho pela causa ambiental. “Entender o impacto dos quilômetros percorridos na saúde é importante para criar estratégias que sublimem o desgaste e melhorem a performance dos atletas”, comentou Euzimar, ansiosa pelos resultados das pesquisas.

Com a união de esforços entre atletas experientes, estreantes e a equipe técnica da PUC Goiás, a 31ª Caminhada Ecológica promete ser uma edição marcante, reforçando a importância da preservação ambiental e do cuidado com a saúde.

Fotos: Ana Paula Abrão
PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.