PUC recebe o 20° encontro do Fórum Goiano de EJA

O 20° encontro estadual do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adolescentes (EJA), ocorreu na noite da última quarta-feira, 12, na Escola de Formação de Professores e Humanidades. O evento contou com a participação de alunos, egressos, docentes e apoiadores do movimento.
Na mesa de abertura, a participação política e democrática na educação da EJA foi o debate principal. Os egressos, Jonas Rodrigues e Sandra Almeida, e os professores Nelson Carneiro, Ramon Marcelino e Rones de Deus, compuseram o centro do debate.
Jonas é estudante da UFG, graduando do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, com uma experiência profunda em salas de aula que aplicaram a EJA. Em seu pronunciamento, ele fez questão de relembrar a luta dos pais, imigrantes nordestinos, e as dificuldades financeiras enfrentadas por sua família que o impediram de seguir com os estudos.
“O meu regresso à sala de aula veio após 10 anos, abarcado por muita luta e trabalho. Encontrei a EJA em uma escola de Trindade, onde eu consegui concluir o meu ensino médio. Isso fez toda a diferença na minha vida, porque através dela eu consegui realizar a prova do ENEM em 2018, e entrar na UFG por meio do SISU. Hoje, estou concluindo a minha graduação, e posso dizer que a educação mudou a realidade da minha vida”, afirma.
A PUC, diante dos programas extensionistas de Direitos e Humanos (PDH), e Educação e Cidadania (PEC), é uma das entidades-membro do Fórum Goiano de EJA. O programa busca discutir, avaliar e propor soluções para que a modalidade de ensino seja garantida nas redes municipais e estaduais.
“A nossa universidade, como uma entidade-membro, objetiva a luta pela garantia da EJA no estado. Pesquisadores e membros do fórum se reúnem mensalmente com o foco de discutir políticas públicas em busca de soluções para as problemáticas enfrentadas pela modalidade. A PUC tem, através dos programas de PDH E PEC, um projeto de alfabetização que ocorre aos sábados. Nós atendemos adultos acima de 18 anos que não são alfabetizados, e imigrantes que buscam aprender a língua portuguesa”, informa a professora Patrícia Loures, coordenadora da PEC.
Membro da coordenação do colegiado, Ana Moreira, declarou o quão fundamental é a presença da modalidade para o desenvolvimento do ensino primário em Goiás.
“O Fórum Goiano de EJA se constituiu em 2002 no nosso estado, tendo como importância tencionar, provocar e propor políticas públicas que defendam os trabalhadores educandos. Nós temos muitas políticas de governo na área da educação de jovens e adultos, inúmeros programas, projetos e movimentos. Mas nós não temos fortes políticas de estado para passar por todos os governos e continuar defendendo esses 70 milhões de trabalhadores e estudantes com mais de 15 anos, que não concluíram a educação básica no Brasil. Esse evento representa a composição, e a articulação das entidades que compõem o fórum”, explica.
Atualmente, 54 escolas municipais fornecem a EJA para alunos do ensino fundamental. Em todo o estado, 160 centros ofertam a modalidade para o ensino médio.

Texto Juliano Cavalcante

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.