Coordenadora do PDH representa a PUC Goiás em Fórum da ONU

A coordenadora do Programa de Direitos Humanos (PDH), Núbia Simão e a coordenadora do Programa de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (PROAFRO), Fátima Regina Almeida de Freitas, vão representar a PUC Goiás no Fórum da Organização das Nações Unidas (ONU) que terá como tema “Gestão de governança”. A participação das professoras será on-line e o encontro será realizado na Arábia Saudita, de 15 a 19 de dezembro deste ano. O PDH apresentará no Fórum o projeto Tertúlia Literária, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

O Projeto foi criado pelo Proafro, ligado ao PDH, em 2018, com a proposta de oferecer diálogos com escritoras africanas e afro-brasileiras, realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Goiânia. O curso era voltado para os profissionais da educação, com conteúdo sobre obras literárias que abordavam temáticas étnico-racial, com carga horária de 40 horas.

 

Autoras negras

De acordo com Núbia, “o projeto teve como objetivo expressar a falta de literaturas negras na educação infantil e a importância de romper com essa realidade. Nas tardes de leituras, os professores recebiam livros escritos por autoras negras, com temática afrodescendente para conhecimento e debate”. Nos encontros eram compartilhadas leituras e experiências com professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia e do movimento social, em diálogo com as autoras das obras selecionadas.

A coordenadora do PDH esclarece que “o projeto também tinha como objetivo implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira. Procurava, ainda, incentivar a leitura com interface com as disciplinas de História e Língua Portuguesa, em especial a literatura”.

Os Fóruns Abertos da ONU são sessões interativas organizadas pelo governo, organizações internacionais baseadas em tratados e organizações globais com escopo e presença internacionais. O Projeto da PUC Goiás foi inscrito no Fórum com a participação da egressa do curso de Direito da Universidade, Denise Leal.

 

Texto: Eliani Covem, Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil

 

 

 

 

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.