Março dedicado à prevenção do câncer de colo de útero

Dando sequência à temporada de campanhas de conscientização, março adota a cor lilás para incentivar debates afim de propagar informações a respeito do câncer colo uterino.

Dentre os tumores malignos, o câncer de colo de útero, também denominado de câncer cervical, é o terceiro mais frequente entre as mulheres; sendo ele a quarta causa de morte do público feminino no país.

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, cerca de 17 mil mulheres devem ser diagnosticadas com o tumor até 2025.

A importância da campanha se dá principalmente ao fato de a doença ser reversível em seu estágio inicial.

Existem dois métodos fundamentais para prevenir a infecção ocasionada pelo papilomavírus humano (HPV): a vacina contra HPV, capaz de alcançar uma taxa preventiva de 70%, e o Papanicolau, exame realizado periodicamente capaz de identificar lesões pré-cancerígenas.

Azul-marinho

O terceiro mês do ano também incorpora o azul-marinho para discutir outra tipificação cancerígena, o tumor colorretal.

Infecção responsável por acometer o intestino grosso, especificamente nas regiões do colo, reto e ânus, é a quarta que mais atinge homens e a terceira com maior incidência entre o sexo oposto.

Assim como o colo uterino, o colorretal também pode ser tratado se identificado com antecedência.

Ter uma dieta rica em fibras e vegetais é uma ótima fonte de prevenção à doença. Evitando, na maioria das vezes, alimentos ricos em gordura saturada.

Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom

*Com informações da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.